PALAVRA DO PRESIDENTE





PALAVRA DO PRESIDENTE
24/12/2021 - 15:42:26

ALERTA NÃO É PÂNICO

Com informações de aumento progressivo e com velocidade espantosa das internações por síndrome respiratória aguda, na maior cidade do Brasil (São Paulo), nas últimas 3 semanas e em comparação com mesmo período do mês de novembro de 2021.Emitimos esse ALERTA.

A OMS desde novembro vem demonstrando preocupação com a VARIANTE ÔMICRON do SARS-Cov-2. Informando que a mesma é mais disseminável e embora pareça ser menos letal possui grau de morbidade ainda não totalmente conhecido.

O fato é que o Sistema de Saúde do Brasil vem sendo intensamente sobrecarregado nos últimos 20 meses, além de sofrer ataques de “hackers”, que embaralharam e dificultaram registros atualizados e confiáveis dos números da pandemia em nosso país.

Para mais complicar toda situação a EPIDEMIA de INFLUENZA (H3N2), veio em momento inesperado, fazendo ressurgir o fantasma da superlotação das Unidades de Saúde nos principais estados brasileiros.

Vejam que TRÁGICO: temos dois tipos de vírus respiratórios epidêmicos e mais um tecnológico a nos BOMBARDEAR.

Então, afirmam os infectologistas e imunologistas, o MELHOR REMÉDIO é a VACINA, que se não impede completamente as doenças amenizam os sintomas e diminuem a mortalidade.

No Rio de Janeiro, a Prefeitura, após ouvir Comitê Científico, fará queima de fogos em vários pontos da cidade na passagem do Ano. Os indicadores epidemiológicos em que se basearam (taxas de infecção, de internação e número de casos diagnosticados) podem estar todos subnotificados. A realidade clínica é que vemos as UPAs superlotadas de pacientes, com excessivo tempo de espera para atendimento (mais de 12 horas), equipes desfalcadas e AGLOMERÇÃO. Acompanhantes que originalmente ainda não estavam contaminados acabam se infectando, disseminando e sobrecarregando ainda mais o Sistema de Saúde já tão combalido. Lembramos que os hospitais privados e/ou conveniados também já recebem maior número de casos, mas essa população corresponde cerca de 30-35% de TODOS.

Esse quadro pode piorar MUITO MAIS, porque chegarão ao Rio de Janeiro milhares de turistas, dentre esses aqueles que ainda não completaram sua vacinação ou até se negaram a fazê-la. Teremos uma “tempestade perfeita”. Os resultados serão verificados entre os dias 9 e 15 de janeiro de 2022.

Sugerimos rigor nas medidas sanitárias não farmacológicas: 1) USAR MÁSCARA DE QUALIDADE; 2) LAVAR AS MÃOS COM FREQUÊNCIA; 3) UTILIZAR ÁLCOOL EM GEL; 4) DISTÄNCIAMENTO SOCIAL E ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO VACINAL (segunda dose ou a de reforço).

APESAR dos PESARES, FELIZ ANO NOVO, COM MAIS SAÚDE A TODOS!!

 

PALAVRA DO PRESIDENTE DA ACAMERJ

Acad. Titular Antônio Luiz de Araújo