ACAMERJ REALIZA SUA QUARTA SESSÃO CIENTÍFICA VIRTUAL





ACAMERJ REALIZA SUA QUARTA SESSÃO CIENTÍFICA VIRTUAL
22/06/2020 - 00:00:00

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - ACAMERJ, seguindo programação estabelecida anteriormente com reuniões científicas virtuais, realizou a Quarta Reunião Científica de 2020.

Com o tema "Atualizações em imunizações gerais e em Covid-19", ministrada pela Acadêmica Professora Tânia Cristina de Mattos Barros Petraglia.

Fizeram-se presentes os Acadêmicos: Alcir Vicente Visela Chácar, Antônio Luiz de Araújo, Elimar Antonio Bittar, Gesmar Volga Assef Haddad, José Paravidino de Macedo Soares, José Luis Reis Rosati, Luiz José Martins Romeo Filho, Maria da Glória da Costa Carvalho, Manoel Antônio Gonçalves Pombo, Marcos Raimundo Gomes de Freitas, Mário Gáspare Giordano, Theophilo José da Costa Neto, Wellington Santos.

A Acadêmica Tânia iniciou sua fala sobre vacinas num geral, do tipo BCG, Pentavalente, Febre Amarela e HPV para seus grupos prioritários. Com gráficos elucidativos, a palestrante mostrou que muitas vezes as metas não são atingidas para vacinação desses grupos, principalmente tratando-se da vacinação contra as Hepatites.

Após, discorrendo sobre a futura vacina contra a Covid-19, a Acadêmica informou que há uma gama vasta de candidatas, já que há um interesse muito grande com a mesma, visto a pandemia mundial que esta ocorrendo. Afirmou ainda a importância da vacina não ser para a rede privada, tendo que atingir toda a população de maneira intensa.

A palestrante também apontou os desafios além da criação em si da vacina, como logística para ordem de recebimento da mesma, vacinação em massa, juntamente ainda com a cobertura para a vacinação para doenças pré- existentes.

Ao final da apresentação, foi aberta a rodada de perguntas, iniciada pelo Presidente da ACAMERJ, Luiz José Martins Romêo. A pergunta referia-se à pessoas que já haviam sido acometidas pela doença e já tivessem se curado, se as mesmas poderiam circular com mais tranquilidade. A Acad. Tânia afirmou que, como não conhecemos bem a doença, é necessário ainda tomar todas as medidas de distanciamento. Fechando o debate, a professora Tânia disse que é de suma importância se atualizar nas vacinações, com iniciativas como a de drive-thru para manter-se modernizado e com progressos.

Confira abaixo o vídeo na integra da Sessão.