ACAMERJ REALIZA A SEGUNDA REUNIÃO CIENTÍFICA VIRTUAL DO ANO





ACAMERJ REALIZA A SEGUNDA REUNIÃO CIENTÍFICA VIRTUAL DO ANO
26/05/2020 - 00:00:00

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - ACAMERJ, seguindo programação estabelecida anteriormente com reuniões científicas virtuais, devido ao cenário de pandemia, realizou a Segunda Reunião Científica de 2020.

Com o tema "O Brasil e as pandemias: Carlos Chagas no combate à Gripe Espanhola", o Acadêmico Evandro Tinoco Mesquita iniciou o debate, que foi seguido pela Professora Áurea Grippa.

Fizeram-se presentes os Acadêmicos: Alcir Vicente Visela Chácar, Carlos Pereira Nunes, Cláudio do Carmo Chaves, Elimar Antonio Bittar, Gerson Paulo Goldwasser, José Paravidino de Macedo Soares, Luiz Antonio Augusto de Freitas Pinheiro, Luiz José Martins Romêo Filho, Maria da Glória da Costa Carvalho, Maria de Fátima Bazhuni Pombo Sant´Anna, Marcos Raimundo Gomes de Freitas, Marco Antônio Naslausky Mibielli, Mário Gáspare Giordano, Solange Artimos de Oliveira, Tânia Cristina de Mattos Barros Petraglia, Theophilo José da Costa Neto, Wellington Santos e William Waissmann.

O debate se iniciou com o Acad. Evandro Tinoco, que atentou para a questão de camadas mais pobres estarem sendo afetadas com a pandemia. Em seguida passou por um breve histórico do Patrono Carlos Chagas e relembrou o momento em que a ACAMERJ, com o Presidente a época Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro visitou o Instituto ajudando a trazer a tona a história do Infectologista. A Dra. Áurea Grippa discorreu logo após e complementou de maneira significativa a fala do Acad. Evandro.

O Presidente da ACAMERJ, Luiz José Martins Romêo Filho parabenizou os palestrantes e lembrou ainda que o SUS não deve ficar em plano secundário.

Ao final, convocou a todos para a próxima reunião com o Acad. Edmilson Migowski.

O Acad. Luiz Augusto comentou que sua avó foi acometida pela Gripe Espanhola e seu pai, também Médico, fazia relatos sobre os corpos empilhados na época devido a doença. Diversos Acadêmicos fizeram comentários elogiosos ao conteúdo mostrado.

Logo após, o Presidente da ACAMERJ deu por encerrada a reunião.

Confira abaixo o vídeo na integra da Sessão.