Lançamento de livro





Lançamento de livro
14/09/2016 - 00:00:00

Recentemente nosso Confrade Paulo César Alves Carneiro lançou mais um livro intitulado "CONFISSÕES de um CIRURGIÃO e MASTOLOGISTA, Volume I - Anos de Formação".

Uma autobiografia robusta, autêntica e sincera que conta sua vida até a completa formação de médico, professor e cidadão.

A se considerar o título e toda a vida do autor, quem o conhece espera que outro virá ou outros virão.

Mais que ampliarmos esta apresentação, vejamos alguns depoimentos sobre Paulo César Carneiro, e sobre o livro, emitidas por Acadêmicos da ACAMERJ, contidos no volume I, a partir da página 316.


- OMAR DA ROSA SANTOS:


"Paulo César Alves Caneiro veio de Tabuleiro do Norte para esta Atenas há 37 anos, via Fortaleza. Trabalhador, verdadeiro javardo das esquinas hipócráticas não desiste da Paidéia, cultural e docente, médico especialista, professor universitário e mastologista e muito mais. Trata-se de debatedor eloquente, excitante e tenaz.

... Paulo é operário de Asclépio".


- ALCIR VICENTE VISELA CHÁCAR:


"Mestre e Acadêmico Paulo Carneiro,

O tratado sobre sua vida

engrandece a quem lê e a quem escreveu.

O seu passado é o seu presente fortalecido

no amor ao que viveu e ao que vive, 

É a história grandiosa de sua vida.


- LESLIE DE ALBUQUERQUE ALOAN:


"Caro Confrade Paulo Carneiro,

Li com toda a atenção e inveja (no excelente sentido) de 

tua obra que reflete a imortalização de quem merece .

Te parabenizo e incentivo.

Forte abraço acadêmico

Leslie Aloan."


- WALDENIR DE BRAGANÇA:


"Estimado Acadêmico Paulo Carneiro

Quem lê seu memorial se enriquece com a sua cultura geral, enquanto verifica ser você um vitorioso, perseverante nos seus sonhos e ideais, com admirável determinação e capacidade de realizar o que acredita.

Continue sua caminhada. Você está sintonizado com Pascal: "Acredite no que faz, realize seu trabalho com amor e até as tristezas serão repensadas com esperança".

Parabéns pelas conquistas - "A vida vale pelo uso que dela fazemos, pelas obras que realizamos" (José Ingenieros).

Saudações Acadêmicas,

Waldenir de Bragança."


- MARIA DA GLÓRIA DA COSTA CARVALHO:


"Paulo Cesar Carneiro:

Como não sou da área, não ouso emitir 

Testemunho sobre o cirurgião.

Portanto, busquei uma fonte de 

Inspiração com os poetas cearenses para traduzir sua 

Inquietude intelectual.

Adriano Espíndola (da Academia Carioca de Letras)

Sintetiza sua personalidade de ânsia pelo saber quando diz no 

Poema CHICO DA SILVA:


"Um peixe abocanha a manhã.

Feroz, 

Quer saltar na praia,

nadar nas ondas

Do inesperado, 

Multiplicar-se em pedaços,

escamas, gueiras do arco-íris. Controla sua forma,

A mão de Chico da Silva".


Como Chico da Silva, você possui a ânsia da busca pelo novo, o inesperado e controla a forma, na sua peregrinação intelectual incessante. O seu vasto e variado curriculum é uma prova irrefutável. Adicionalmente, conversar com você nos remete aos Jardins de Academus, pois proporciona aos seus ouvintes uma tertúlia filosófica. Continue assim".



- LUIZ AUGUSTO DE FREITAS PINHEIRO:

"O início de minha convivência com Paulo Carneiro deu-se na vida adulta - no meu inverno e no outono dele - na Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (ACAMERJ).

Nunca compartilhamos o ambiente universitário, nem a prática da medicina. Entretanto, penso conhecer e entender um pouco a sua personalidade.

Carneiro é intenso e extenso; honesto por princípio e comprometido com a sinceridade. Jamais o vi sotopor sua consciência a seus interesses ou conveniências.

Espécime rara nos dias atuais, onde vicejam os hipócritas, com belos discursos e práticas condenáveis, paga, frequentemente, preço elevado por suas atitudes e opiniões transparentes, corretas e corajosas. No entanto, como bom cearense, passa ao largo, segue em frente, mantendo a postura - firme, reta, inflexível.

Seu livro é ele por inteiro: opiniões claras, posições desafiadoras, culturas médica e geral invejáveis, acendrado amor a família e apologista de tradições e rituais.

Escreve com rubras letras, ditadas pela razão e pela emoção. Paulo Cezar Alves Carneiro é sangue, cérebro e coração!

Meu caro Paulo Carneiro, em sua "NOTA EXPLICATIVA" você diz, sincera e textualmente, num estilo próprio, inimitável e inigualável: "Esta obra não teve objetivo de agradar aos possíveis leitores. Ela simplesmente foi escrita para ludibriar a morte, se é que isto seja possível".

Imagino que, como escritor, o amigo se auto-ludibriou. Como nos ensina José Saramago, em seu excelente e metafórico livro "As Intermitências da Morte", só o amor é capaz de vencê-la.

Pelo amor que você dedica às criaturas, seres ou coisas, ela já foi derrotada. Sua obra apenas o eterniza como médico, literato e homem.

É um livro para todas as gerações, porém muito indicado para mais jovens como um modelo de vida."