Simpósio Pé Diabético





Simpósio Pé Diabético
14/09/2016 - 00:00:00

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Associação Médica Fluminense, Laboratório Bittar, Unicred, Laboratório Marjan, Venosan - Meias compressivas e Hospital de Olhos - Niterói, realizou na noite de 13 de setembro, passada, o Simpósio Pé Diabético.

O Simpósio contou com a seguinte programação: I. Conceito e Aspectos Clínicos do Pé Diabético - Prof. Marcus Vinícius Leitão de Souza (UFRJ); II. Retinopatia Diabética - Acad. Wellington Santos (ACAMERJ); III. Biomecânica da Marcha - Dra. Rosângela Rotebande (Centro de Estudos da Marcha Humana Fisioterapia Movimento Natural); IV. O Índice tornozelo-braço como elemento semiótico em pacientes diabéticos - Acad. Antônio Luiz de Araújo (ACAMERJ/UNIRIO); V. Anestesia para procedimentos cirúrgicos no Pé Diabético - Dra. Regina Célia de A. F. de Araújo (Hospital Federal da Lagoa); VI. Revascularização Femoro-poplitea convencional ou endovascular? - Prof. Bernardo C. Senra Barros (UERJ); VII. Noções de prevenção do Pé Diabético - Acad. Antônio Luiz de Araújo (ACAMERJ/UNIRIO).

Compareceram aproximadamente vinte e cinco pessoas, contando com os seguintes Acadêmicos da ACAMERJ: Luiz Augusto de Freitas Pinheiro (Presidente da ACAMERJ), Antônio Luiz de Araújo (Membro da Assessoria Especial da Presidência), Wellington Santos (1º Secretário da ACAMERJ), José Dutra Bayão (Membro da Assessoria Especial da Presidência) e Paulo César Alves Carneiro (Conselho Fiscal), médicos e enfermeiros. Ao longo da noite foram proferidas brilhantes palestras no que diz respeito ao pé diabético. Às 19:00 foi oferecido um coffee break para os presentes.

A seguir, o Simpósio continuou decorrendo com os temas e pelos debates. Ao encerrar, o Presidente da ACAMERJ Acad. Luiz Augusto de F. Pinheiro entregou certificado aos Acadêmicos Antônio Luiz de Araújo, Paulo César Alves Carneiro e Pietro Novellino, agradeceu a presença de todos e deu por encerrado o simpósio.


Presidente da ACAMERJ abrindo o Simpósio Pé Diabético ao lado do 

Acad. Antônio Luiz de Araújo (Organizador do Simpósio) e do 

Acad. Pietro Novellino (Coordenador do Simpósio)



Mais fotos do evento