Mesa Redonda - Lei DAVIDA





Mesa Redonda - Lei DAVIDA
25/08/2016 - 00:00:00

Dentro das atividades da "Semana Municipal Lei DAVIDA Nº 3154 de Mobilização e Conscientização para Doação de Medula Óssea e Cordão Umbilical da Cidade de Niterói", organizada pela ONG "DAVIDA - Casa do Bom Samaritano", em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Associação Médica Fluminense e Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, realizaram-se dia 23/08/16 às 19:00 duas Mesas Redonda, conforme já divulgado em nosso site.

A Presidente da DAVIDA Sra. Cristina Figueroa, iniciou a reunião numa exposição emocionada sobre a origem da ONG e suas nobres finalidades e entregou vários certificados a autoridades presentes e benfeitores da entidade. Também fizeram breve uso da palavra a vice-Presidente da AMF, Dra. Zelina Maria da Rocha Caldeira, e o Presidente da ACAMERJ, Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, com o reconhecimento meritório à atuação da Casa do Bom Samaritano.

A seguir ocorreu a primeira parte da Mesa Redonda sobre "Transplante de Órgãos", coordenada pelo Acad. Prof. Jocemir Ronaldo Lugon (UFF-ACAMERJ), tendo como palestrantes o Dr. Rodrigo Sarlo (Coordenador Estadual de Transplante de Órgãos) com o tema "Captação e Distribuição de Órgãos" e o Acad. Prof. Gladyston Luiz Lima Souto (UFF-ACAMERJ), com o tema "Transplante de Coração-Técnicas e Resultados".

A segunda etapa da Mesa foi coordenada pela Enfermeira Érica Paiva (CHN) e teve como palestrantes a Dra. Maria Claudia Rodrigues (CHN), com o tema "O que é transplante de medula óssea, quando e como indicar?", seguida pelo Biólogo Gabriel Alves (CHN) com o tema "Processo de doação - Coleta e Processamento da medula óssea).

Fizeram-se presentes ainda os Acadêmicos: Omar da Rosa Santos (Orador), Elimar Antônio Bittar (Secretário Geral) e José Dutra Bayão (Emérito-Membro da Assessoria Especial da Presidência). Ainda presentes a Dra. Ilza Fellows (AMF-CHN), o Vereador Henrique Vieira e plateia com, aproximadamente, 300 participantes.

Após o evento foi oferecido um coquetel de congraçamento.




Mais fotos do evento