Um dia estelar de homenagens e emoções





Um dia estelar de homenagens e emoções
10/05/2011 - 00:00:00

Mais de 300 convidados, entre médicos e autoridades em geral, prestigiaram a homenagem aos Profs. Drs. Fortunato Benaim e Ivo Pitanguy, heróis do incêndio do Gran Circus Norte Americano em Niterói. No ano em que a tragédia completa cinco décadas, figurando como um dos maiores acidentes coletivos em recinto fechado da história do país, a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj) concedeu títulos de Membro Honorário a ambos os homenageados em noite solene no dia 10 de maio, no Teatro da AMF, em Icaraí.
 
Eles são imortais de Medicina das Academias
Nacionais de seus respectivos países. O argentino Benaim, ao contrário do brasileiro Pitanguy, jamais havia recebido um agradecimento oficial pela ajuda que prestou, junto com sua equipe do Hospital de Niños de Buenos Aires, a dezenas de queimados em 18 de dezembro de 1961, quando vieram especialmente de Buenos Aires para cuidar das vítimas do sinistro.
 
Fortunato Benaim foi um dos primeiros especialistas em
medicina de queimados da América Latina. Hoje com 92 anos, esbanjou simpatia, lucidez e vigor em discurso no qual agradeceu a calorosa receptividade. Ele recebeu ainda os títulos de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro pelo dep. Comte Bittencourt e de Cidadão Niteroiense pelo ver. Renatinho, as medalhas legislativas municipais de mérito Dr. Albert Sabin e José Clemente Pereira, respectivamente pelo vereadores Rodrigo Farah e ZAFF, e Moção de Aplausos do ver. João Gustavo. O vice-prefeito José Vicente Filho, que representou o prefeito Jorge Roberto Silveira na solenidade, ciceroneou Benaim e sua esposa Martha no trânsito por Niterói.

Na plateia também estavam presentes presidentes de mais de 20 Academias de Medicina estaduais brasileiras, que participaram, na tarde do mesmo dia, de um encontro no Hotel Orizzonte para discutir a re-humanização da Medicina, entre outros assuntos pertinentes a estas entidades. A reunião vespertina teve ainda a participação do Conselho Federal de Medicina (CFM), que fechou uma parceria com a Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), aproximando assim as maiores entidades federais da área médica de nosso país. Os presidentes destas, respectivamente Roberto Luiz D´Ávila e José Leite Saraiva, ganharam - ao final do encontro entre academias estaduais - o título de Membros Beneméritos da Acamerj.
 
Compuseram a mesa de abertura da solenidade: Glauco Barbieri (pres. da AMF), Marcia Rosa de Araújo (pres. Cremerj), Antonio José Azevedo Pinto (corregedor de Justiça), Roberto Luiz D´Ávila (pres. do CFM), José Vicente Filho (vice-prefeito de Niterói), Alcir Chácar (pres. da Acamerj), José Leite Saraiva (pres. da FBAM), Pietro Novellino (pres. da Academia Nacional de Medicina), Ivo Pitanguy e Fortunato Benaim.
 
Na foto, Alcir Chácar intitula Ivo Pitanguy e Fortunato Benaim como Membros Honorários da Acamerj