Palestra: Teares de Texto





Palestra: Teares de Texto
14/07/2016 - 00:00:00

Revestiu-se de absoluto sucesso a palestra "Teares de Texto" proferida pela Prof.ª Regina Camacho na noite de 13/07/16.

Perante numerosa e eclética plateia, constituída por membros da ACAMERJ, médicos, veterinários, engenheiros, advogados, empresários e acadêmicos de medicina, a reunião foi aberta pelo Presidente da ACAMERJ, Acad. Luiz Augusto de F. Pinheiro que saudou e agradeceu a presença de todos, inclusive da palestrante. A seguir teceu breves comentários sobre as metas da Academia e sobre a criação de um núcleo constituído por acadêmicos de medicina. Apresentou ainda os Acadêmicos Alcir Vicente Visela Chácar (Ex-Presidente da ACAMERJ e atual Vice-Presidente Regional Sudeste da FBAM), Elimar Antônio Bittar (Secretário Geral da ACAMERJ), José Dutra Bayão (Membro da Assessoria Especial da Presidência) e passou a palavra ao Acad. Salvador Borges Filho (Presidente do Conselho Científico) que apresentou a palestrante, com suas qualificações e dissertou sobre as realizações da ACAMERJ no presente ano e projetos futuros.

A seguir a Prof.ª Regina Camacho proferiu sua brilhante e instigante palestra, cujo "fio condutor" foi uma metáfora entre a confecção de um tecido e a de um texto literário, pois a raiz latina é a mesma.

Ao final, após o ex-Presidente da ACAMERJ entregar-lhe o Certificado do evento a Prof.ª Regina sorteou exemplares do livro "Metodologias da Pesquisa Científica - Um desafio em Construção" que tem como autoras Maria Estela A. Silva, Regina Camacho e Tania Ecard. O Presidente da ACAMERJ ofereceu a todos, exemplares do livro "Em cantos guardados" editado pela ACAMERJ.

Seguiu-se um coquetel de confraternização.


*Na foto acima, da esquerda para a direita, o Presidente da ACAMERJ seguido pela Dr.ª Gesmar Volga Assef Haddad, Prof.ª Regina Camacho, Acad. Alcir Vicente Visela Chácar e Acad. Salvador Borges Neto.


Prof.ª Regina Camacho proferindo palestra


Capa do livro "Metodologia da Pesquisa Científica - Um Desafio em Construção"



Mais fotos do evento


Abaixo aula proferida pela palestrante e um pequeno resumo sobre Teares de Texto


PALESTRA: TEARES DE TEXTO

Professora Regina Camacho

O Tema: TEARES PARA ELABORAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS OU CIENTÍFICOS apresentado advém da familiaridade da autora em sua atuação como Professora de Língua Portuguesa e Produção Textual (Expressão Oral e Escrita, Redação de Relatórios), desde 1976, em instituições universitárias (Universidade Federal Fluminense, Universidade Estácio de Sá, Universidade Santa Úrsula). 

A Metodologia e os procedimentos entrecruzados de pesquisa bibliográfica, documental, experimental, de campo e de dados de pesquisa-ação serviram de pano de fundo para a concretização dos seguintes objetivos principais: propiciar um espaço de reflexão sobre elaboração de textos científicos, principalmente, para profissionais da área da Saúde, cuja CLÍNICA é considerada condição de referência, para formação profissional; descrever alguns tipos de textos científicos e sugerir estratégias para a construção efetiva de outros olhares, leituras e "tessituras" marcados pela inovação.

A problematização foi "tecida" pelos seguintes "fios": O que é um texto? Por que elaborar textos acadêmico-científicos? Qual a tipologia do texto científico?   

As hipóteses enredam que o processo de produção de textos acadêmicos, perante os avanços tecnológicos, tal qual um TEAR, demanda "urdiduras" inacabadas de conhecimento profissional, "enlaçadas" em densa fundamentação teórica, para que os pesquisadores possam, então, gerar, transformações nas histórias dos profissionais, não só da área da Saúde, provocadas por novos modos de ler/ver/ escrever textos a respeito do mundo, com enfoque mais crítico, mais aprimorado, diferenciado e detalhado do tema escolhido; e, consequentemente, que esse processo também provoca e incentiva o "entretecimento" de novas "tramas" de recursos metodológicos e de textos argumentativos e científicos, escritos por sujeitos-teares em determinado tempo e espaço.

Considerando-se como justificativa que, nas trajetórias pessoais e profissionais, há "entrelaçamentos" de questões, observações, leituras, experiências e relatos que geram busca de sentido e necessitam de incessante análise, investigação, explicação, avaliação, "entremeadas" na pesquisa, com cunho científico e em nível acadêmico, respaldada pelo texto - "tecido" - científico frente à escassez de pertinentes material bibliográfico e cursos.

Enfim, a formação continuada dos profissionais permeia não só o aprimoramento profissional, devido à atualização em suas práticas "trançadas" a habilidades de estudo e de pesquisa para o incentivo à atitude científica, bem como a premente divulgação de suas descobertas à comunidade acadêmica.