Homenagem justa, tardia e inadiável





Homenagem justa, tardia e inadiável
09/05/2011 - 00:00:00

No ano em que o famoso incêndio do Gran Circus Norte Americano em Niterói completa cinco décadas, a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (ACAMERJ) - ex-Academia Fluminense de Medicina (AFM) - fará no dia 10 de maio às 19h30 uma justa e tardia homenagem ao médico argentino Fortunato Benaim, que na ocasião veio de Buenos Aires especialmente para atender as vítimas da tragédia, que matou quase 500 pessoas e machucou gravemente mais de mil. Setenta por cento da plateia e das vítimas fatais eram crianças.
    
Um dos pouquíssimos especialistas latinos em queimados na década de 1960, e trabalhando na única unidade hospitalar específica da América do Sul para esses casos naquela época, Benaim trouxe sua equipe do Hospital de Niños Queimados, de Buenos Aires, e aqui contribuiu com seus conhecimentos e sua técnica especializada, ao lado do então iniciante Ivo Pitanguy. Mas ao contrário do (hoje famoso) cirurgião plástico brasileiro, o médico argentino jamais recebeu um agradecimento brasileiro oficial.
     
"Tendo em vista o não reconhecimento oficial deste herói pelas autoridades brasileiras, vislumbramos a oportunidade de prestarmos a merecida e inadiável homenagem neste ano em que o incêndio completa cinco décadas", justificou Alcir Chácar, presidente da ACAMERJ, que é sediada em Niterói.
      
O Prof. Dr. Fortunato Benaim é presidente da Comissão de Relações Internacionais da Academia Nacional de Medicina da Argentina. A solenidade será realizada na sede da ACAMERJ (Av. Roberto Silveira 123) e deverá contar com a presença de personalidades médicas e chefes de governo, que já estão sendo convidados. Benaim, hoje com 92 anos, e Pitanguy já confirmaram presença.
    
O encontro vespertino no Orizzonte acontecerá no mesmo dia da solenidade de homenagens aos médicos que socorreram os queimados do incêndio do Gran Circus há 50 anos, para a qual também estão convidados os acadêmicos dos outros estados - cuja chegada está prevista entre a segunda e a terça-feira de manhã. A maioria ficará hospedada no próprio hotel em que se realizará a reunião, inclusive o homenageado principal da noite do dia 10, Fortunato Benaim, de 92 anos, e a esposa.