Encontro de 'Imortais'





Encontro de 'Imortais'
10/05/2011 - 00:00:00

Niterói será palco pela primeira vez do encontro entre "imortais" das Academias de Medicina de mais de vinte estados brasileiros na próxima terça-feira (10), das 13h às 17h, no Hotel Mercure Niterói Orizzonte, no Gragoatá. Presidentes e representantes destas entidades discutirão, entre outros assuntos comuns a todos os participantes, a re-humanização da medicina. Trata-se da valorização da melhor relação médico-paciente, a partir do aperfeiçoamento emocional e cultural do médico, para que ele enxergue não apenas a doença mas o doente como um complexo de vivências e sentimentos.
    
O convite foi da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj), antiga Academia Fluminense de Medicina, sediada em Niterói, e dará continuidade a debates iniciados na última assembleia do grupo, realizada em janeiro em Brasília. A segunda metade da reunião terá a participação de diretores do Conselho Federal de Medicina - órgão de fiscalização e normatização da prática médica - e a pauta será um acordo de cooperação mútua entre este e a Federação Brasileira das Academias de Medicina (FBAM).
    
O encontro vespertino no Orizzonte acontecerá no mesmo dia da solenidade de homenagens aos médicos que socorreram os queimados do incêndio do Gran Circus há 50 anos, para a qual também estão convidados os acadêmicos dos outros estados - cuja chegada está prevista entre a segunda e a terça-feira de manhã. A maioria ficará hospedada no próprio hotel em que se realizará a reunião, inclusive o homenageado principal da noite do dia 10, Fortunato Benaim, de 92 anos, e a esposa.