LANÇAMENTO DO LIVRO "SEMIOLOGIA PEDIÁTRICA"





LANÇAMENTO DO LIVRO "SEMIOLOGIA PEDIÁTRICA"
01/12/2022 - 13:51:55

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - ACAMERJ, tem o prazer de noticiar o lançamento da 3ª Edição do livro "Semiologia pediátrica", organizado pelo Acadêmico Adauto Dutra Moraes Barbosa. 

Distribuido em 17 capítulos, conta com a participação de professores de diversas universidades além da Universidade Federal Flkuminense. Abordando inicialmente, a anamnese da criança e do adolescente, a obra apresenta, de forma prática e concisa, uma sistematização da Semiologia e do exame físico da criança direcionado aos vários sistemas e aparelhos. Esta nova edição apresenta, ainda, um capítulo inédito sobre a Semiologia do Estado Mental e das Funções Cognitivas. Não há dúvida de que esta obra continuará sendo muito útil aos estudantes de Medicina nas várias etapas da graduação, aos residentes em sua formação especializada e aos médicos pediatras.

A ACAMERJ indica a leitura e cumprimenta todos envolvidos neste projeto de utilidade.

 

SINOPSE DO LIVRO:

Semiologia Clínica é a arte de examinar o paciente e sua importância continua cada vez mais ampla e evidente, até no aspecto de como a técnica semiológica pode atuar no estreitamento e na condução da relação médico-paciente, tempo ideal de consulta, protocolos médicos, entre outros.
Semiologia Pediátrica 3a edição, totalmente revisada e atualizada, foi distribuída em 17 capítulos, sob a organização do professor Adauto Dutra, e com a participação de professores de diversas universidades. Além de abordar, inicialmente, a anamnese da criança e do adolescente, a obra apresenta, de forma prática e concisa, uma sistematização da Semiologia e do exame físico da criança direcionado aos vários sistemas e aparelhos. Esta nova edição apresenta, ainda, um capítulo inédito sobre a Semiologia do Estado Mental e das Funções Cognitivas.
Não há dúvida de que esta obra continuará sendo muito útil aos estudantes de Medicina nas várias etapas da graduação, aos residentes em sua formação especializada e aos médicos pediatras, que precisam, continuamente, ampliar e modernizar sua capacidade diagnóstica. Também será imprescindível a outros profissionais da saúde que se interessem pelo tema.