Acad. Donato D Angelo




Acad. Donato D Angelo

Especialidade:

Cadeira: 0

Patrono:


Mini currículo:

No ameno outono de Petrópolis, cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro, em 23 de abril de 1919, nascia Donato D´Angelo, filho de João D´Angelo e Catharina Kling D´Angelo.

A infância e parte da juventude, passou-as naquela cidade realizando o Curso Primário e de Admissão no Colégio Hilda Maduro e no Liceu Fluminense até 1928. Entre 1929 e 1933 cursou o Ginasial e o Preparatório para o vestibular de medicina no Colégio Pinto Ferreira.

Em janeiro de 1934, foi aprovado no exame de vestibular para a Faculdade Fluminense de Medicina, em Niterói, onde graduou-se médico em 19 de dezembro de 1939, aos 20 anos de idade. Do segundo ao quinto ano de medicina foi Monitor da Cadeira de Anatomia, sob a orientação de dois eminentes e conceituados Professores: Benjamin Vinelli Baptista e Deoclécio Dantas Araujo. Na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, frequentou o Serviço de Clínica Médica do Professor Oswaldo de Oliveira (7ª Enfermaria) durante o 2º ano médico.

Nos dois anos seguintes trabalhou com o Professor Jayme Poggi no serviço de Cirurgia (13ª Enfermaria). Ao final do 4º ano foi aprovado, em concurso púbico, para acadêmico do Serviço de Pronto-Socorro do Rio de Janeiro, exercendo suas atividade no Posto do Meyer e no Hospital Souza Aguiar. Logo após terminar o curso médico, foi admitido no Serviço de Cirurgia do Dr. Roberto Freire, na Policlínica do Rio de Janeiro, sendo designado para trabalhar com o Professor Bruno Valentin, Catedrático de Ortopedia da Universidade de Hannover (Alemanha), que havia se radicado na cidade do Rio de Janeiro, fugindo de perseguições políticas. Ali permaneceu por dois anos, o que foi o possível motivo da escolha da Ortopedia como especialidade. Entretanto, durante esses dois anos, e mais um ano a seguir, dedicava suas tardes à prática de Técnica Operatória em cadáveres, no Instituto Anatômico da Faculdade Nacional de Medicina, participando das aulas do Professor Emmanuel Alves.

O Diretor Médico da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Paulo Cézar de Andrade, amigo de sua família, em 1943 convida o jovem médico Donato D´Angelo para fazer parte de sua equipe cirúrgica, trabalhando no Setor de Ortopedia, sob a chefia do Dr. Haroldo Portela. Concomitantemente foi admitido como ortopedista na Caixa dos Empregadores da Telefônica, sendo posteriormente requisitado para exercer suas atividades no antigo SAMDU (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência).

Em 1948, desejando progredir na especialidade que abraçara, postulou e obteve uma bolsa de estudos na cidade de Bolonha (Itália), com a interveniência do Professor Brandão Filho, Diretor da Faculdade Nacional de Medicina. Após uma prova de títulos, embarcou para Bolonha em setembro, iniciando suas atividades no famoso Instituto Rizzoli nos primeiros dias de outubro de 1948. Durante 14 meses, em tempo integral, num hospital de 600 leitos, que, por sua fama, recebia doentes de toda a Europa, pode Dr. Donato adquirir grande experiência em ortopedia, orientado por expoentes da especialidade na época como Codivilla, Putti e Delitala. 

Retornando ao Brasil, em dezembro de 1949, trazia na mente a vontade de divulgar a experiência adquirida na Itália, contribuindo para um maior avanço na ortopedia em nosso meio. Para isso tinha duas metas. A primeira era se fixar inicialmente no Rio de Janeiro, capital do pais, centro de grande potencial econômico e irradiador de cultura.

Assumiu a Chefia de Clínica do Serviço de Ortopedia do Hospital São Zacharias, sob a chefia geral do Professor Haroldo da Rocha Portella, onde permaneceu até 1952.

Entretanto, a primeira grande oportunidade foi a nomeação, após concurso público, dois meses após o retorno da Itália, como Chefe do Serviço de Ortopedia do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários (IAPC). Trabalhou durante cinco anos no Hospital São Geraldo com uma equipe de dez médicos, alcançando o número de 100 leitos disponíveis. Posteriormente o serviço foi transferido para o novo Hospital de Ipanema, ocupando dois andares e 95 leitos. Lá o serviço pode crescer técnica e cientificamente e tornar-se um grande centro de referência de ortopedia na cidade, no estado e no país. Chefiou-o até 25 de abril de 1977. quando se aposentou.

A segunda meta planejada pode ser consumada em 1951 com a criação do "Primeiro Serviço de Ortopedia em Petrópolis", no Hospital Santa Thereza. 

"O bom filho à casa torna". Já no início de sua consagrada e respeitada vida de médico e cidadão, retornava o Professor Donato D´Angelo à sua terra natal para retribuir, com trabalho, dedicação e amor, o que dela recebera nos alvores de seu viver. Cinquenta anos depois o serviço mantem-se modelar, é associado à Faculdade de Medicina de Petrópolis e é credenciado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumalogia (SBOT) para Residência Médica em curso de três anos, desde 1971. À sua frente, durante esses 10 lustros, dirigindo, orientando, praticando, servindo, continua firme a figura do grande Mestre.

Em 19 de junho de 1945, Donato D´Angelo casa-se com Wanda D´Angelo e da união resultaram seis filhos. Embora com família numerosa, soube bem administrar sua dedicação e amor à mesma e suas atividade profissionais de médico atuante, professor universitário e cientista de escol.

Dirigiu a Revista Brasileira de Ortopedia (RBO) de 1971 a 1998 quando solicitou sua própria substituição, passando a Editor Emérito por decisão da Diretoria da SBOT.

Dr. Donato D´Angelo foi Professor Titular da Cadeira de Clínica Ortopédica e Traumatológica da Faculdade de Medicina de Petrópolis desde 1967, Professor Titular Licenciado da Escola de Reabilitação da Universidade Católica de Petrópolis, Professor Titular e Emérito da Cadeira de Clínica Ortopédica e Traumatológica de Teresópolis, Livre Docente e Doutor em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pertenceu a 16 Sociedades Médicas Nacionais e a 10 Sociedades Estrangeiras. Exerceu 11 cargos em Sociedades Nacionais e seis em Sociedades Internacionais, onde se destacam: Presidente da Sociedade Médica de Petrópolis (1963-1964), Presidente da regional da Guanabara da SBOT (1965-1967), Presidente da Regional de Petrópolis do Capítulo Brasileiro do Colégio Internacional de Cirurgiões (1965-1969), Presidente da SBOT (1977-1979), Presidente do Capítulo Brasileiro da Sociedade Interacional de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica (SICOT) por nove anos, Vice-Presidente da SICOT para a Seção da América Latina (1987), Membro do Board of Director da SICOT (1987-1990).

 

Pertenceu, ainda, às seguintes Academia como Membro Titular ou Emérito:

- Academia Fluminense de Medicina, atual Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Titular 1974-1984).

- Academia Fluminense de Medicina, atual Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro ( Emérito 1984).

- Academia Brasileira de Medicina Militar (Titular 1985).

- Academia Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (Titular 1984).

- Academia Nacional de Medicina (Titular 1996).

- Academia Petropolitana de Letras (Titular 1998).

Prof. Donato D´Angelo durante sua longa vida médica esteve em vários países da América do Sul, do Norte e da Europa, em viagens de estudos, culturais ou administrativas, visitando um total de 80 serviços.

Foi homenageado várias vezes por formandos em medicina, proferiu inúmeros discursos em solenidade, participou de 18 Bancas Examinadoras, participou ativamente de 96 Congressos Médicos Nacionais e 52 Internacionais com numerosas apresentações como Conferencista, Moderador, Debatedor ou Presidente.

Entre títulos honorários, homenagens, láureas científicas e medalhas (23) contam-se meia centena, podendo citar:

- Médico Benemérito do Estado do Rio de Janeiro (1987)

- Membro Honorário da Sociedade Italiana de Ortopedia e Traumatologia (1984)

- Médico Emérito - Sociedade Médica de Petrópolis (1992)

- Personalidade do ano em Petrópolis (1986-1990-1998)

- Medalha da SICOT e SAOT - Madrid (1970)

- Medalha "Prof. Francesco Delitala" - Bolonha (1973)

- Medalha da Academia Fluminense de Medicina (1974)

- Medalha e Título da "Ordem do Mérito Naval" (1975)

- Medalha da SICOT (Kioto, 1978- Bombay, 1980)

- Medalha do Instituto Rizzoli - Bolonha (1986)

- Medalha Kõeler - Câmara dos Vereadores de Petrópolis (2000)

- Homenagem da SBO - Regional RJ - Placa de Prata (2000).

Todos esses cargos, honrarias e homenagens citados e numerosos outros não referidos, não foram simplesmente outorgados ao Professor Donato D´Angelo. Ele os conquistou, deles fez-se merecedor, por seu trabalho, dedicação e, principalmente, por suas virtudes de Mestre de várias gerações de ortopedistas, de cientista e de pesquisador criativo.

Elaborou quatro Monografias e uma Tese:

- Artrodese subtalar posterior no tratamento das fraturas - Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Seção Ortopedia (1968) - Monografia.

- Luxação recidivante anterior do ombro - Livre Docência e Doutorado UFRJ (1971)- Tese.

- Quadriceplastia - Academia Brasileira de Medicina Física a Reabilitação (1984) - Monografia.

- Tratamento do Hallux Valgus - Academia Brasileira de Medicina Militar (1985) - Monografia.

- Capsulite adesiva do ombro - Academia Nacional de Medicina (1996) - Monografia. 

Tem 35 trabalhos publicados em revistas nacionais e cinco em revistas internacionais. Alguns exemplos:

- Paralisia tardia do cubital, por cúbito valgo curado por osteotomia supracondiliana de angulação. Rev Bras Cirurgia, 1948

- Manobra de alavanca direta na redução das fraturas de antebraço. Rev Assoc Méd Minas Gerais, 1955

- Artrodese do quadril pela técnica de Delitala. Rev Bras Cirurgia, 1959

- Luxação traumática bilateral do quadril. Rev Bras Cirurgia, 1960

- Enxerto ósseo de Kiel. J Bras Med, 1965

- Tratamento da fratura supracondiliana do úmero por fixação transcutânea dupla. Rev Bras Ort, 1977

- Fratura de Colles: fixação com dois fios de Steinmann. Rev Bras Ort, 1987

- Ernie multiple posteriori dei disco intervertebrale. Chir Org Mov, 1950

- Sindromes cervico-cefalicas y cervicobraquiales sin artrose cervical: Estudio de 38 casos. Acta Ort Latino-Americana, 1977.

Teve ainda numerosas participações em temas livres de Congressos Nacionais e tem quatro trabalhos publicados em Anais de Congressos Internacionais.

Marcante foi sua participação nos livros do Professor Emmanuel Alves, Medicina de Urgência e Cirurgia de Urgência.

No livro Cirurgia de Urgência, edição de 1957, escreveu os seguintes capítulos:

- Fraturas em geral

- Tratamento de fraturas em geral

- Fraturas em especial

- Fraturas em particular

- Fraturas do membro superior

- Fraturas do membro inferior

- Traumatismo da coluna.

No livro Medicina de Urgência (1976) colaborou com os capítulos:

- Ombro doloroso

- Ciática

- Dores lombares.

Em março de 2000, como "Colaborador Emérito de Clínica Ortopédica" no volume 1, sobre "Atualização em Cirurgia do Ombro", escreveu sobre "A História da Cirurgia do Ombro no Brasil".

Segundo seus ex-alunos, colegas e auxiliares mais diretos, Professor Donato sempre foi pessoa muito criativa e tem dez contribuições pessoais em Técnicas Cirúrgicas em Ortopedia:

- Artrodese subastrágala por via posterior

- Tratamento cirúrgico do Hallux-Valgus

- Tratamento da patela alta luxável

- Endoprótese de acrílico para artroplastia do cotovelo

- Endoprótese funcional de vitálio para substituir o úmero

- Tratamento de fraturas de clavícula

- Transplante total de fêmur, usando fêmur conservado de cadáver

- Avaliação, durante o ato cirúrgico, do tipo de circulação da cabeça femoral nas fraturas subcapitais

- Técnica de artrorrise metálica nas luxações recidivantes do ombro

- Técnica de reconstrução do ombro nas luxações recidivantes.

Apesar dessa produção e de todos os reconhecimentos entre seus pares na ortopedia, medicina em geral e de seus concidadãos, Professor Donato D´Angelo não dorme sobre os louros de sua vitoriosa carreira; continua ativo e participante.

A caminho dos 82 anos, que serão completados a 23 de abril de 2001, divide sua semana e atividades em sua Clínica na Cidade do Rio de Janeiro e no Serviço de Ortopedia no Hospital Santa Thereza em Petrópolis. Prova disso são suas mais recentes participações em Congressos, Mesas-Redondas, Homenagens e Cargos Administrativos, como se resume a seguir:

- Título de Editor Emérito da RBO, recebendo do Presidente da SBOT uma medalha e uma placa de prata (1998)

- XXXI Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, em Goiânia, atuando como Presidente de "Sessão de Atualização" e Debatedor em Colóquio sobre "Afecções do Ombro" (1998)

- Eleito Presidente da Comissão criada para elaborar os estatutos da futura Sociedade Brasileira de Ombro e Cotovelo (1998)

- Conferência sobre "Capsulite Adesiva do Ombro", na ABMR (1999)

- Homenagem do Hospital de Pronto Socorro de Petrópolis - Inauguração de novo ambulatório com seu nome (1999)

- Participação como Presidente de Mesa Redonda durante o VI Congresso da Sociedade Médica de Petrópolis (1999)

- Participação do III Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, entregando o prêmio "Professor Donato D´Angelo" ao melhor trabalho apresentado (2000)

- Conferência sobre "Instabilidade do Ombro" no Centro de Estudos do Hospital Santa Thereza - Petrópolis (2000).

- Eleito Presidente da Sessão de Cirurgia da Diretoria da ABMR - biênio 2000-2002.

- Homenagem da SBOT, Regional do Rio de Janeiro, com entrega de placa de prata (2000).

- Homenagem do Centro de estudos do Hospital Santa Thereza de Petrópolis, no Dia do Médico, pelos 50 anos de fundação do Serviço de Ortopedia (2000)

- Participação do 32º Congresso da SBOT como Presidente de Conferência, de Sessão de Temas Livres e Coordenador de Curso (2000).

Dessa forma, o Tauriano Professor Doutor Donato D´Angelo, ao contrário do que ocorre em corridas de touros nas arenas espanholas, não morre ao final de todas as suas lutas. Vence-as, parte para novos empreendimentos, busca novos horizontes, e continua lutando. E sua figura de Mestre, de Médico, de Cidadão e toda sua Obra ficarão para sempre.

 

Biografia escrita em 2001 pelo Acad. Luiz Augusto de F. Pinheiro, titular da Cadeira de nº 11.


Ps: O Acadêmico Professor Dr. Donato D´Angelo faleceu em 24 de abril de 2014, aos 95 anos.


Currículo Lattes