Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro




Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro
Titular em 20/09/2001

Especialidade: Cardiologia

Acadêmico Titular

Cadeira: 11

Patrono: João Benjamin Ferreira Baptista (Pai da Anatomia Brasileira)


Mini currículo:

Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, nascido em Palma, Minas Gerais, é filho de Thales Barbosa Pinheiro e Odette de Freitas Pinheiro. Casou-se com Maria de Fátima Gomes Pinheiro, com quem tem três filhos, duas noras e cinco netos. Graduou-se em medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina, atualmente Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1963. Atuou como médico no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), no Serviço de Transporte da Baía de Guanabara (STBG), na Casa de Saúde São José em São Gonçalo e na 6ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia, sob a direção do Prof. Nelson Botelho Reis.
Distinguindo-se em sua área, foi o primeiro colocado no Brasil no concurso público para médico do INAMPS em 1976, com a notável pontuação de 98 de 100. Foi sócio do Hospital do Coração de Niterói (Centrocárdio) e contribuiu para a formação médica como Professor Titular de Cardiologia na UFF, antes de se aposentar. Após aposentadoria continuou na UFF como Professor Voluntário e a mesma o homenageou concedendo-lhe o honroso título de Professor Emérito. Aprofundou seus estudos em Cardiologia com um Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concluindo em 1983 e obteve títulos de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - Associação Médica Brasileira (SBC - AMB) em 1975 e em Eletrocardiografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1965.
Sua produção intelectual inclui três livros publicados, vinte capítulos de livros e mais de 150 trabalhos entre artigos científicos, temas livres, murais, editoriais, contos, crônicas, ensaios e poesias. Foi reconhecido como Acadêmico Honorário pela Academia Fides et Ratio e como Acadêmico Titular pela Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - ACAMERJ, onde também serviu como presidente no triênio 2016-2018 e novamente em 2024-2026. Além disso, é Acadêmico Titular da Academia Fluminense de Letras - AFL e presidiu o Conselho Científico da ACAMERJ em diversas diretorias, sendo ainda Honorário Nacional da Academia Nacional de Medicina - ANM. Em sua primeira gestão na Acamerj criou a "Revista da ACAMERJ, o "Hino da Acamerj", a "Medalha Presidencial", o "Grupo de Whatsapp", equipou o "Recurso audiovisual, reformoulou o site oficial, corrigindo e ampliando a biografia de Titulares, Eméritos, Patronos, Honorários e Beneméritos. 

 

  

Confira os discursos:


Currículo Lattes