Acad. Neide Kalil Gaspar




Acad. Neide Kalil Gaspar

Monografia:

"Feridas de difícil cicatrização. Ensaio terapêutico com insulina intralesional"


Acesse a monografia
Titular em 07/04/2021

Especialidade: Dermatologia

Acadêmico Titular

Cadeira: 63

Patrono: Roched Abib Seba


Mini currículo:

       Neide Kalil Gaspar nasceu em Niterói, filha do Professor Médico Calixto Nami Kalil e de Ássime Silva Kalil, ambos filhos de imigrantes libaneses. Cursou a Faculdade Fluminense de Medicina onde ingressou, após concurso, como Professora Colaboradora. Após anos, obteve também por concurso público e defesa do trabalho de investigação/tese "Fotobiologia e Fenômeno LE?, o título de Livre Docente, tornado-se Professora Adjunta da disciplina de Dermatologia, sempre orgulhando-se de ter sido aluna e colaboradora do Professor Ruben David Azulay por mais de 20 anos.

       Em 1999, defendendo investigação experimental/tese "A Insulina na Recuperação de Tecidos" através de provas escrita e oral, tornou-se Professora Titular da Disciplina de Dermatologia.

       Em toda a sua vida profissional produziu com seu marido, o Professor Antonio Pedro de Andrade Gaspar igualmente, trabalhos e idéias. Desta união nasceram três filhos: Victor Eduardo, Bruno Cézar e Pedro Ivo.

       Em 43 anos de vida acadêmica publicou seis livros em coautoria o Professor Antonio Pedro de Andrade Gaspar, diversos capítulos de livros e 28 artigos originais em periódicos indexados. Apresentou 168 trabalhos em reuniões e congressos nacionais e internacionais,orientou 29 teses de mestrado e doutorado (todas aprovadas com notas máximas) e participou de 48 bancas de concursos.

       Foi professora homenageada por duas turmas de formandos, Presidente da SBD fluminense por três mandatos e Membro Efetiva da Academia Americana de Dermatologia. Foi homenageada como Presidente de Honra do Congresso Internacional de Medicina Estética, e como Professor Pesquisador-Inovador no Congresso Internacional da CILAD. 

       Recebeu o Honroso título de Professor Emérito desta Universidade onde sempre ensinou e pesquisou com o mais profundo, honesto e prazeroso interesse em formar profissionais capazes de multiplicar o desenvolvimento de sua profissão.

 

Última atualização do currículo em 19/03/2024


Currículo Lattes