Acad. Vânia Silami Lopes




Acad. Vânia Silami Lopes

Monografia:

Sífilis congênita Perfil anatomopatológico: Quebrando paradigmas


Acesse a monografia
Titular em 29/03/2019

Especialidade: Patologia Pediátrica

Acadêmico Titular

Cadeira: 66

Patrono: Germano Brasiliense Bretz


Mini currículo:

Graduou-se em medicina pela Universidade Federal Fluminense em 1967, seguida de residência médica em anatomia patológica na mesma instituição em 1971. Conquistou o mestrado em anatomia patológica e patologia clínica pela UFF-Niterói em 1979, e doutorado na mesma área e instituição em 1980, com a tese "A gravidez na doença de Hansen", sob orientação do Dr. Euzenir Nunes Sarno.
Como professora associada aposentada da Universidade Federal Fluminense, continua contribuindo como professora permanente do programa de pós-graduação em patologia da UFF. Sua experiência médica é ampla, com ênfase em anatomia patológica, abrangendo áreas placentária, fetal, neonatal e pediátrica. Seu trabalho de pesquisa é focado, principalmente, em infecções como HIV, sífilis, toxoplasmose, citomegalovírus e arboviroses em Niterói.
Além disso, atua como professora no curso de pós-graduação de pediatria da UFF e como professora titular da Unifeso, orientando teses de mestrado e doutorado. Seu currículo inclui a publicação de 50 artigos completos em periódicos, 6 capítulos de livros, 11 trabalhos completos e 86 trabalhos resumidos publicados em anais de eventos, além de 28 apresentações de trabalhos e palestras. Também prestou 5 assessorias e consultorias, produziu 87 trabalhos técnicos, participou de 22 eventos e orientou 14 mestrados e 6 doutorados.

 

Última atualização do currículo em 19/03/2024

 

 

Confira o Discurso de Posse


Currículo Lattes