Acad. Geraldo Rocha Motta




Especialidade:


Mini currículo:

Nascido em 29 de setembro de 1920, Geraldo Rocha Motta, denominado "o pioneiro" faleceu em 11 de setembro de 1999. Líder do grupo fundador da Unimed São Gonçalo-Niterói, seu primeiro presidente e também primeiro presidente da Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro. 

Homem de longa visão, empresário, havia a poucos anos fundado a Clínica São Gonçalo. Progressista, empreendedor, enxergou longe que era necessário, já naquela época, nos idos de 1970, criar uma organização que congregasse médicos e desse clientela aos que recém-formados aflorassem ao mercado de trabalho. 

Com a iniciativa de grupos mercantilistas que surgiam formando empresas para a exploração do trabalho médico, havia necessidade de se criar uma organização que se contrapunha a estes grupos. Assim copiando o modelo que já existia em Santos, pois o Dr. Edmundo Castilho havia fundado a Unimed de Santos em 1967, o Dr. Geraldo Motta, encabeçando uma pequena comitiva, visitou aquela cidade a fim de se inteirar do que era a tal cooperativa de médicos recém-fundada. 

Com o entusiasmo de um grupo que trabalhava na Clínica São Gonçalo, formado por Irídio Silva, Melchiades Gonçalves da Silva, Guilherme Fernandes Ravizzini, Lauir Corrêa de Andrade, Mário Maya e alguns outros, deu-se a constituição da Unimed São Gonçalo-Niterói.

Com muita dificuldade, a incompreensão de muitos e desconfiança e descrédito da grande maioria, formou-se a primeira diretoria, encabeçada pela liderança emergente do Geraldo.

Não fosse a liderança dele bem como sua pertinácia e a situação de empresário e líder de um grande grupo de empresários de São Gonçalo, talvez não tivesse sido possível a fundação da Unimed naquela época.

Durante um período longo, de mais ou menos 18 anos, Geraldo comandou os destinos da Unimed. Em grande parte deste tempo a cooperativa médica teve pouco desenvolvimento por uma série de fatores que não merecem ser discutidos neste momento. Havia um grande desinteresse da classe médica pela Unimed, os tempos eram outros, muitos dos que hoje pertencem a seus quadros só recentemente vieram a participar efetivamente.  

A figura humana, conciliadores e empreendedora de Geraldo Motta foi fundamental para a criação e desenvolvimento de nossa Unimed.

Pessoa com carisma e sedutora, conseguiu fazer amigos com facilidade. Acho que teremos que resgatas a sua figura e dar a ele a posição de destaque que merece na história da Unimed São Gonçalo-Niterói.

É fundamental na cultura brasileira fazer justiça às figuras que foram importantes na formação desta nação. Geraldo Motta merece um lugar de destaque na história da nossa cooperativa. 



Guilherme Fernandes Ravizzini

ex-Diretor Presidente da Unicred Niterói.


Currículo Lattes