Acad. Salomão Kaiser




Acad. Salomão Kaiser

Especialidade:

Acadêmico Honorário

Cadeira: 0

Patrono:


Mini currículo:

Nasceu em 10 de janeiro de 1917, em Niterói (RJ).

Filho de Jaime Kaiser e Dora Kaiser.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1938, instituição pela qual dedicou grande parte de sua trajetória profissional, tendo participado de vários concursos públicos. Especializou-se em Cirurgia Geral e Vascular pela Harvard Medical School em 1951. Foi Livre Docente de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1950 e Professor Titular no curso de Clínica Propedêutica Cirúrgica da Universidade Federal Fluminense de 1967 a 1982.

Durante sua carreira, foi monitor de anatomia, de técnica operatória, de anatomia patológica, assistente de anatomia, catedrático interino da Primeira Cadeira de Clínica Cirúrgica, Clínica Propedêutica Cirúrgica, Gastroenterologia e coordenador do curso de Mestrado de Cirurgia Gastroenterológica, todos cargos exercidos na UFF.

Foi ainda chefe do Departamento de Cirurgia, Presidente do Conselho Central de Pós-Graduação Médica da UFF e Presidente da Comissão Departamental de Reestruturação do Ensino Médico.

Responsável pela direção da Residência Médica de Cirurgia Gastroenterológica da UFF, com sede no Hospital Universitário Antonio Pedro, onde treinou e concedeu titulação a dezenas de residentes.

O Acadêmico Salomão Kaiser publicou diversos artigos científicos sobre cirurgia e medicina, participou de inúmeros congressos médicos nacionais e internacionais e foi membro de várias sociedades médicas no país.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Cirurgia do Refluxo Gastroesofágico”. Passou à categoria de Membros Eméritos em 25 de outubro de 2007

Faleceu em 09 de junho de 2013.

 

Biografia retirada da Academia Nacional de Medicina - ANM.


Currículo Lattes