Acad. Acácio de Souza Branco




Acad. Acácio de Souza Branco
Titular em 11/12/1946

Especialidade:

Cadeira: 0

Patrono:


Mini currículo:

      Nascido em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, em 29 de junho de 1921. Filho de Antônio Fiuza Branco e de D.ª Augusta de Souza Branco, sendo casado com D.ª Doris Werneck Branco, de cujo matrimônio não possuíram filhos. Fez seus estudos secundários: ginasial, comercial e complementar, em Petrópolis, no antigo Ginásio Pinto Ferreira. Matriculou-se em 1940, na antiga Faculdade Fluminense de Medicina, onde fez seu curso médico, tendo colado Grau em 11 de dezembro de 1946. Foi interno de clínica oftalmológica no Serviço de Olhos da Policlínica da Faculdade Fluminense de Medicina, sob a orientação e direção do Prof. Paulo Cesar de Almeida Pimentel. Frequentou e diplomou-se pelo XI Curso de Aperfeiçoamento em Oftalmologia, sob direção e orientação do Pro. Moacyr E. Álvaro, Titular de Clínica Oftalmológica da Escola Paulista de Medicina. Pertenceu às seguintes entidades médicas nacionais e estrangeiras: Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Société Française de Ophtalmologie (Paris), Instituto Barraquer (Barcelona), Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Pan-Americana de Oftalmologia, Sociedade Médica de Petrópolis, Internacional College of Surgeons (fellow), Sociedad Española de Oftalmologia. Foi o primeiro médico a ocupar a Cadeira número 01 da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

 ALGUNS TRABALHOS PUBLICADOS

01. "Manifestações iatrogênicas oculares dos anticoagulares, dos diuréticos e dos vasodilatadores" in "Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia" Vol 1, pag. 291 a 330. - Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará - 1975.

02. "Fenômeno de Marcus Gunn" in "Ver. Bras. Oft." Pag. 51-Vol. XII-nº 1 - Março de 1954.

03. "Melanoma Maligno de Coroide" in Brasil-Médico, Ano 65-Ns. 44/45

04. "O Glaucoma e o Clínico", in "Anais do III Congresso Médico do Estado do Rio de Janeiro", pag. 233 - Setembro de 1949.

05. Cotidiano e Sofrimento - Boletim do Centro de Estudos Oswaldo Cruz, nº 13.


Currículo Lattes