Dagmar Aderaldo Chaves




Dagmar Aderaldo Chaves

Especialidade:

Acadêmico Honorário

Cadeira: 0

Patrono:


Mini currículo:

     Nasceu em Mombaça (CE) em 15/07/1908 e formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil em 1932. É membro titular da Academia Nacional de Medicina, onde foi 2º Vice-Presidente, Tesoureiro e Presidente da Secção de Cirurgia. Foi ainda Diretor do Departamento de Tuberculose da Secretaria de Saúde - RJ e Membro do Conselho Nacional de Saúde
      Na vida universitária foi Organizador e Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pedro Ernesto; Organizador e Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Antônio Pedro; Idealizador e Organizador do Hospital Estadual Anchieta - Diretor e Chefe de Serviço de Ortopedia e Traumatologia, durante 31 anos; Fundador e Organizador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina de Vassouras - RJ.
     Pertence às seguintes Sociedades Profissionais, Culturais: Presidente da Academia Carioca de Letras - 1987/1997; Fundador e 1º Presidente da Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do RJ; Presidente e Presidente de Honra da Academia Guanabarina de Letras; Membro Fundador e Honorário da Academia Brasileira de Médicos Escritores; Membro Honorário da Academia Brasileira de Letras; Membro Titular e Honorário da Academia de Letras; Membro Titular e Honorário da Academia de Brasileira de Trovas; Membro Titular e Honorário de Cenáculo Brasileiro de Letras; Membro Titular e Honorário da Academia Pan-Americana de Letras; Membro Titular e Honorário da Academia Luso-Brasileira de Letras; Membro Titular e Honorário do Instituto Brasileiro de Cultura Hispânica; Membro Titular e Honorário da Academia cearense de Letras e Membro Titular e Honorário da Academia Cearense de Medicina.
     Recebeu os seguintes Títulos Honoríficos, Prêmios e Distinções: Membro Emérito da Sociedade Internacional de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica - SICOT; Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - RJ; Colégio Brasileiro de Cirurgiões - RJ; Academia Nacional de Medicina Militar; Academia Brasileira de Reabilitação; Presidente Honorário da Sociedade Internacional de Reabilitação (SICOT) - (1981); Presidente do XV Congresso Mundial da Sociedade Int. de Cirurgia, Ortopedia e Traumatoorpedia (SICOT) - (1981); Presidente do XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia do Rio de Janeiro - (1963) e Prêmio Alfred Jurzykowski. 
     Foi aprovado nos seguintes concursos: Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de janeiro - 2 concursos; Docência e Cátedra na Faculdade de Ciências Médicas; Concurso de Títulos para a Faculdade Fluminense de Medicina de Vassouras - RJ. É também Professor Emérito da Universidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Medicina _ UERJ; Professor Emérito da Fund. Sul Fluminense - faculdade de Medicina de Vassouras; Membro Emérito da Sociedade Internacional de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica (SICOT); Membro Emérito da Academia brasileira de Medicina Militar; Professor Emérito da Academia Brasileira de Reabilitação e Professor Honorário do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas.


Currículo Lattes