Acad. Tarcisio Rivello de Azevedo




Acad. Tarcisio Rivello de Azevedo

Monografia:

Cirurgia ambulatorial de varizes - uma abordagem pessoal


Acesse a monografia
Titular em 04/07/1990

Especialidade: Angiologia

Cadeira: 34

Patrono:


Mini currículo:

Tarcísio Rivello de Azevedo, iniciou sua formação escolar em colégio particular, tendo concluído o curso primário no Colégio Salesiano de Santa Rosa, em Niterói, Rj.

No Colégio Salesiano começou sua formação ginasial, tendo esta sido completada no Colégio Plínio Leite, onde cursou o Curso científico.

Em 1966, após exame vestibular ingressou no 1º ano do Curso de Medicina na Faculdade Flumiennse da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ.

Durante o Curso de Medicina, além das atividades curriculares, frequentou diversos serviços, em busca de conhecimentos práticos que completassem a sua formação profissional, voltada, dese o início para a Cirurgia. Especializou-se então em Angiologia e Cirurgia Vascular, especialidades que exerceu desde 1971. Neste mesmo ano participou do Curso de Especialização em Angiologia da Escola de Pós Graduação daPUC-RJ e em 1973 prestou exames escrito, prático-oral e provas de títulos, para a obtenção do título de especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Angiologia & Cirurgia Vascular. 

Desde o tempo de estudante interessou-se pelo ensino. Como monitor de Anatomia Regional (Topográfica), já ministrava aulas de aplicação médico-cirúrgica em 1967. Ao término de seu curso de Medicina continuou voltado para o magistério superior, iniciando suas atividades docentes como Professor Auxiliar de ensino em 1973. Mais tarde, em 1980, passou a Professor Assistente e em janeiro de 1985 a Professor Adjunto, sempre ligado a Anatomia Humana do Curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Tendo em vista a sua preocupação com o Ensino superio, em 1976, fez o curso de aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino Superior, promovido pela Faculdade de Educação da Umnniversidade Federal Fluminense, perfazendo um total de 180 horas-aula. Em 1977, iniciou o seu curso de Pós-Graduação - Mestrado de Educação na UFF, escolhendo a área de Administração de Sistemas Educacionais para a sua área de concentração e apresentando a tese de mestrado sobre o tema "Um dianóstico do ensino médico no estado do rio de janeiro. Obteve conceito final 9 (nove).

__________________________________________________________________________________________

FORMAÇÃO ACADÊMICA 

GRADUAÇÃO
CURSO DE MEDICINA - Formado pela Faculdade Fluminense de Medicina da Universidade Federal Fluminense, tendo colado grau em 1970;

Curso de Extensão Universitaria sobre "ELETROCARDIOGRAFIA" sob auspícios do Diretorio Acadêmico Barros Terra, no período de 20 de novembro 22 de dezembro de 1967

Curso Básico de Anestesiologia da 13ª Enfermaria da Santa Casa de Misericordia do Rio de Janeiro, realizado em janeiro de 1968.

Curso de Angiologia do Hospital da Gamboa, da Sociedade Brasileira de Angiologia, no Rio de Janeiro em março de 1970.

II REUNIÃO DOS DISCÍPULOS DO DR. FERNANDO PAULINO, no Rio de Janeiro, em julho de 1970.

Curso de Cirurgia Vascular Periférica da Academia Brasileira de Medicina Militar, no Rio de Janeiro, no periodo de junho a dezembro de 1970.

Curso Internacional sobre Afecções vasculares periféricas  do Hospital da Beneficiência Portuguesa do Rio de Janeiro, em ju1ho de 1970.

Curso de Atualização sobre Cirurgia do aparelho digestivo da Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, em agosto de 1970.

III Curso de atualização em Cirurgia Vascular Periférica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões no Rio de Janeiro em outubro de 1970.

 

INTERNATO, ESTÁGIOS E MONITORIA

Monitor de Anatomia Regional (Topográfica), ministrando aulas de aplicação médico-cirúrgica para o curso excedente do segundo ano médico da Faculdade de Medicina da UFF, sob a Chefia do Professor Dioclécio Dantas de Araújo em 1967.

Monitor de Anatomia Regional (Topográfica) para o Curso excedente do segundo ano médico da Faculdade de Medicina da UFF, chefiado pelo Professor Dioclécio Dantas de Araújo em 1968. 

Monitor de Anatomia Regional (Topográfica) preparando peças anatômicas e ministrando aulas de aplicação médico-cirúrgica no curso normal do segundo ano da Faculdade de Medicina da UFF, chefiado pelo Professor Dioclécio Dantas de Araújo em 1968. 

Interno do Departamento de Morfologia da Universidade Federal Fluminense no período de junho a dezembro de 1970.

Monitor de Anatomia Humana no Departamento de Morfologia da UFF no período de junho de 1969 a dezembro de 1970.

Auxiliar Acadêmico no Departamento de Morfologia (Anatômico) do Instituto Biomêdico da UFF no período de 1º de janeiro de 1968 a 16 de dezembro de 1970. Estágio na 13ª Enfermaria - Serviço do Dr. Darcy Monteiro - da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro nos anos de 1967 a 1968.

 

Faleceu em 19 de julho de 2023 aos 77 anos de idade, deixando sua esposa Rita Rivello. 

  


Currículo Lattes