Luiz Palmier




Luiz Palmier

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 23

Patrono:


Mini currículo:

Médico, educador e político, permanentemente preocupado com os amplos problemas em sua área de atividade, mas também um estudioso dos assuntos históricos e geográficos, nasceu o Dr. LUIZ PALMIER neste Estado do Rio de Janeiro, no Município de Sapucaia, no dia 21 de setembro de 1893, filho de Felicio Palmier e de D. Florisbela da Silva Palmier.

Fez seu curso primário na Escola Pública do Distrito de Anta, município de Sapucaia, Estado do Rio de Janeiro de onde passou para o Colégio São Pedro, na mesma cidade. Em 1910 matriculou-se no famoso colégio Granbery, de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, terminando aí seu curso secundário em 1911. Fez o curso de Farmácia na Escola de Farmácia de Ouro Preto, Estado de Minas Gerais, onde diplomou-se em 1912, tido sido o orador da turma. A seguir fez o curso médico na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, pela qual se formou em 1918.

Desde cedo manifestou-se sua vocação para o magistério, tendo sido Professor primário na escola do Distrito de Anta e Professor secundário nos colégios São Luiz de Sapucaia, Ateneu Fluminense de Niterói e Instituto Profissional de São Gonçalo. A essa altura, dono de vasta cultura, ingressou no magistério superior. A partir de 1942, foi Professor catedrático de Microbiologia da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, de onde foi também Diretor. Foi, também, Professor da Faculdade Fluminense de Medicina. Lecionou, ainda, na Escola Superior de Agricultura do Estado do Rio e foi Professor e Diretor da Escola dos Chefes Escoteiros, da Federação dos Escoteiros Fluminenses.

Com o prestígio alcançado, consequência lógica da seriedade com que encarava suas atividades, envolveu- se em política e foi eleito Vereador pelo município de São Gonçalo. Em 1936 e 1937 foi Deputado à Assembleia Constituinte do Estado do Rio, onde fez parte de várias Comissões Técnicas e foi Presidente da Comissão de Higiene e Instrução.

Escritor fluente, colaborou em vários jornais, do Estado do Rio e do antigo Distrito Federal (depois Estado da Guanabara), entre eles: - "Jornal do Comércio", "Jornal do Brasil", "Gazeta de Notícias", "O Estado", "O Fluminense", "Diário do Povo", "A Gazeta de São Gonçalo", "O São Gonçalo", "A Comarca", "A Sapucaia". Foi Redator do "Sapucaiense" e do "Anuário Geográfico do Estado do Rio de Janeiro" e Redator-Chefe da revista "Ilustração Fluminense".

Foi Fundador e Diretor Médico do Hospital de São Gonçalo, que hoje tem seu nome; Fundador e Diretor Técnico do Centro de Puericultura - Instituto Gonçalense à Maternidade e à Infância.

Foi : - Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Geografia; Membro Consultivo do Diretório de Geografia do Estado do Rio de Janeiro, filiado ao Conselho Nacional de Geografia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Presidente do Instituto Fluminense de Cultura, da Caixa Escolar, da Caixa Auxiliadora dos Pobres de São Gonçalo; Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras; Sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; Sócio Honorário da Sociedade Fluminense de Medicina; Conselheiro do Abrigo Cristo Redentor; Membro efetivo da Associação Brasileira e Fluminense de Imprensa; Sócio Honorário da União Agrícola Fluminense; Conselheiro Técnico das Sociedades de Puericultura do Brasil de São Gonçalo; Sócio da Liga de Higiene Mental; Presidente da Federação dos Escoteiros Fluminenses, Centro Alberto Torres e do Cenáculo Fluminense História e Letras; Membro efetivo das Associações Brasileira e Fluminense de Farmacêuticos e da Sociedade Brasileira de Estatística; Conselheiro da Liga Fluminense Contra a Tuberculose e Presidente de Honra do Centro de Assistência Social de São Gonçalo; Redator do jornal "Letras Fluminenses"; Vice-Presidente do Conselho do Serviço Social; Diretor do Ginásio Orlando Rangel; Vice-Presidente da Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos.

Tomou parte em vários Congressos:

- X Congresso de Geografia

- XX Congresso Internacional de Americanistas, representando o Estado do Rio de Janeiro

- Congresso do Ensino Secundário e Superior, representando Sociedade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro

- Semana Médica de Campos, representando a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Niterói

- I Congresso Nacional de Tuberculose em São Paulo, representando o Hospital de São Gonçalo

Proferiu inúmeras conferências sobre "Educação Sanitária", "Educação e Saúde", "Puericultura" e "Problemas Econômicos", em várias cidades do Estado do Rio e dos Estados de Minas e São Paulo.

Foi Capitão-Médico da Reserva do Exército Brasileiro. Possuía a Medalha de Prata do "Cinquentenário da Proclamação".

Exerceu a medicina, na especialidade de Clínica Médica, em todo o Estado do Rio, principalmente em Niterói, São Gonçalo, na Baixada Fluminense e na Região dos Lagos, gozando sempre do melhor conceito pela sabedoria e pela dedicação à Medicina, enfrentando toda sorte de dificuldades, principalmente as relativas aos transportes na época.

Entre os trabalhos que publicou, contam-se:

- "A LEPRA - Problema Mundial"

- "Aula inaugural de abertura dos cursos de Farmácia e Odontologia"

- "A B.C.G. na Maternidade do Hospital de São Gonçalo"

- "Monografia do Município de Sapucaia"

- "São Gonçalo Cinquentenário", em comemoração à emancipação político- administrativa do município, em 1940.

LUIZ PALMIER, com participação na comunidade gonçalense, fundou e colaborou na manutenção de diversas entidades sociais, recreativas e filantrópicas, no Município de São Gonçalo, desde sua chegada a esse município em 1918, até sua morte em 16 de outubro de 1955. Com sua morte, perdeu o Estado do Rio e especialmente o município de São Gonçalo, um médico ilustre e um grande espírito realizador.

 

 

Biografia escrita pelo Acadêmico da Cadeira n° 23, Henri Wadih Curi.


Currículo Lattes