Hernani Pires de Mello




Hernani Pires de Mello

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 55

Patrono:


Mini currículo:

Cumpre-me, como Titular da cadeira 55 desta Academia, dizer a esta Casa, quem foi o Prof. Hernani Pires de Mello.

De estatura mediana, bem nutrido, sempre impecavelmente trajado, sisudo, voz macia, encantava pela sua lhaneza.

Nasceu no dia 22 de outubro de 1893, na cidade de Nova Friburgo-RJ. Isso deveu-se a um fator de beligerância; naquela época travava-se a Revolta da Armada, deflagrada em 6 de setembro de 1893 e que terminou em março de 1894. Sua mãe estava grávida e temendo consequências, refugiou-se em Nova Friburgo. Lá nasceu o Hernani. Passado o conflito, voltou para Niterói. Residia, então, na Rua Mariz e Barros, sede de uma Escola Pública, onde ela era a Professora. Aqui viveu o Hernani até o ano de 1900, época em que o Governo mudou sua Escola para o Baldiador.

Eram seus pais, a Professora Maria de Marícia Quaresma de Mello e Sr. Luiz Pires de Mello, ambos brasileiros, ela natural de Angra dos Reis e ele do Rio de Janeiro.

Aos 6 anos de idade Hernani foi matriculado na Escola Pública de sua mãe e lá completou seu Curso Primário.

Aos 13 anos de idade foi matriculado no Externato Spencer, que era dirigido pelo Prof. Eugênio George, situado na Rua Teixeira de Freitas, Fonseca. Um ano depois, transferiu-se para o Colégio Abílio, dirigido por Ataliba Lepage, localizado na Alameda São Boaventura, onde hoje funciona o Colégio Brasil. Diplomou-se em Ciências e Letras, em 1910.

Nesse mesmo ano, após exame vestibular, ingressou na vetusta Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, conhecida como Escola de Medicina da Praia Vermelha.

Quando cursava o 5º ano, concorreu a uma vaga de interno da 2ª cadeira de Clínica Cirúrgica e levou a melhor. Era seu Catedrático o Prof. Alcindo Figueiredo Baena.

Em novembro de 1916, tornou-se Doutor em Medicina. Esse Título foi obtido após apresentação de uma tese (Anestesias Conscientes), aprovada com distinção, por todos os membros da Comissão Julgadora. Esse trabalho, uma das primeiras publicações no Brasil sobre o assunto, trouxe valioso auxílio àqueles que, temendo os imprevisíveis acidentes da narcose, preferiam operar sob anestesia local, falando ao paciente, quando necessário, ou dele recebendo suas emoções.

Dois anos após a formatura (1918), era convidado pelo Prof. Baena, para Assistente da Cadeira. Em 1920 era promovido a Médico Adjunto.

Casou-se aos 26 anos, no dia 31 de dezembro de 1919, com a Sra. Odeth Porto e desse matrimônio nasceram 4 crianças, que são, por ordem de nascimento: Geralda Magela Pires de Mello, Maria da Conceição Pires de Mello, José Geraldo Pires de Mello e Pedro Paulo Geraldo Pires de Mello.

Em 1923 foi nomeado para o posto de Assistência Pública, em Niterói. Em junho de 1925, um pequeno grupo, constituído por um dentista (Dr. Arthur Victor) e dois médicos (Drs. Bernardino Senna Campos e Andrade Neves), reunido em um sobrado (Rua da Conceição nº 25), onde era o gabinete dentário do primeiro, não sei se com fins comerciais ou por idealismo, fundou a Faculdade Fluminense de Medicina. Logo em seguida, aquele grupo convidou uma plêiade de médicos de Niterói e do Rio, entre os quais o Prof. Hernani Mello, para redigir seu Regimento Interno. Esse Regimento Interno foi elaborado e em 30 de julho de 1925 a nova Congregação da Faculdade aprovou-o. Trinta e sete médicos foram convidados e as Cadeiras foram distribuídas em seis séries. Ao Prof. Hernani Mello, coube a cadeira de Medicina Operatória.

Nessa Faculdade, que hoje faz parte da Universidade Federal Fluminense, a terceira maior do Brasil, em população acadêmica, o Prof. Hernani Mello teve destacada atuação.

Sua primeira Diretoria assim se constituiu: Diretor: Prof. Antônio Pedro; Vice Diretor: Dr. Bernardino Senna Campos; Secretário: Dr. Arthur Victor; Tesoureiro: Prof. Hernani Mello. A portaria de sua nomeação, para a Cadeira de Medicina Operatória, data de 17 de julho de 1925, mas só em 1926 as aulas começaram.

Em maio de 1931, sua Cadeira é extinta e ele fica em disponibilidade, continuando, como Tesoureiro, até dezembro de 1933.

Em 1932, a Cadeira de Clinica Propedêutica Cirúrgica lhe é entregue.

Em 1937 é escolhido para paraninfo pelos doutorandos da Faculdade e faz seu Discurso, no dia da formatura, em primorosos versos alexandrinos. Ele era, também, poeta e jornalista, deixando à posteridade, alguns poemas e vários artigos na imprensa leiga.

Em 1939, ministra aula Magna dos Cursos da Faculdade, tendo como tema, "A evolução da cirurgia".

Em 1940, por estar em licença o Prof. Leonídio Ribeiro, ele passa a dirigir, também, a Cadeira de Patologia Cirúrgica.

Nos anos de 1942, 1943 e 1944, dirige a Cadeira de Clinica Cirúrgica Infantil e Ortopédica.

De 15 de abril de 1943 a 15 de abril de 1944, é Vice Diretor da Faculdade.

Em 1948, dá a aula Magna dos Cursos da Faculdade, discorrendo sobre "Ascendência do médico na vida dos povos".

De julho de 1952 a março de 1956, dirige a Policlínica Barros Terra, onde facionavam os ambulatórios o onde eram ministradas aulas teórico-práticas.

Em 1955 é nomeado Diretor da Faculdade.

Voltemos, agora, à vida do Prof. Hernani Mello, fora da Faculdade.

Em 1924, fundou, com Domingues de Sá, Antônio Pedro, Geraque Collet, Pereira Faustino, Cezar da Fonseca e Arídio Martins, entre outros, a Associação Médico-Cirúrgica Fluminense. Essa associação, depois de funcionar 4 anos, parou suas atividades.

Nessa época (1929), o Prof. Henani Mello reúne-se a 57 outros colegas, para fundar uma nova associação de classe, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Niterói, hoje Associação Médica Fluminense. Em 1930, um grupo de executivos portugueses, finca, no morro existente na Rua Dr. Celestino, a pedra fundamental do Hospital da Beneficência Portuguesa de Niterói e o Prof. Hernani Mello é chamado para ser seu Chefe de Cirurgia. Lá, ao lado de Edmundo Câmara, realizou inúmeras cirurgias de primeira grandeza. Ainda em 1930 é nomeado Diretor do Hospital.

Em 1934, reunindo-se a vários colegas, funda o Sindicato Médico do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1936 é eleito Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Niterói.

Deputado à Assembleia Legislativa Fluminense, em 1936.

Em 1938, Membro do Rotary Club de Niterói.

Em 1940, foi agraciado, pelo Presidente da República, com a medalha de prata comemorativa do Cinquentenário da República.

Em 1943, completa o Curso de Medicina Militar para Catedráticos e Livre-Docentes das Faculdades de Medicina, obtendo a patente de Major Médico da segunda linha.

Em 1946, Presidente da Comissão Estadual da Legião Brasileira de Assistência.

Membro do Conselho Administrativo do Estado do Rio, em 1946. Vice-Presidente desse Conselho, em 1947.

Fundador e Membro do Conselho Deliberativo da Faculdade Fluminense de Filosofia, também, em 1947.

Membro do Tribunal de Contas (1947).

Em 1965, após o seu falecimento, a Câmara Municipal de Niterói presta-lhe uma homenagem, dando o seu nome a um trecho da Rua Visconde de Moraes, situado entre as Ruas Andrade Neves e Visconde de Rio Branco.

Trabalhos publicados: 1) Anestesias Conscientes. (Tese); 2) Higiene e Alimentação Pública; 3) Esboço para o Aparelhamento Anti-Tuberculoso para Niterói; 4) Os Desequilibrados Impulsivos; 5) Organização Universitária; 6) Previsões da Medicina após Guerra; 7) Como Melhorar a Educação Cívico-Social do povo; 8) Os Mutilados e os Aleijados; 9) Problemas da Anestesia em Cirurgia Geral; 10) A Evolução da Cirurgia; 11) Conceito Atual do Câncer; 12) Poliantéa, livro de 410 páginas, onde enfeixa vários trabalhos, inclusive Oração do paraninfo aos doutorandos de 1937 e Nova Oração aos doutorandos de 1937, aos 10 anos de sua formatura, ambos em versos alexandrinos.

Faleceu em 20 de maio de 1956, vitimado por edema agudo pulmonar.

Eis senhores, em largos traços, a vida desse cidadão, que, com extraordinária dignidade, soube honrar seu nome, sua profissão, sua cidade, seu Estado, seu país.

 

Biografia escrita pelo Acadêmico fundador, cadeira nº 55, Sylvio Pires de Mello.


Currículo Lattes