Acad. Anderson Wilnes Simas Pereira




Acad. Anderson Wilnes Simas Pereira

Monografia:

Correlação entre alterações metabólicas e inflamação em uma população de hipertensos no município de Cabo Frio


Acesse a monografia
Titular em 20/08/2015

Especialidade: Cardiologia

Acadêmico Titular

Cadeira: 57

Patrono: João Joaquim Carvalho de Vasconcellos (Clínico Geral e Político)


Mini currículo:

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC) em 1994. Cursou residência em clínica médica pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP-RP) em 1995, e em cardiologia, nos anos de 1996 e 1997, pela mesma instituição. Tornou-se especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) em 1997.

Concluiu mestrado em ciências cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (Conceito CAPES 4) em 2012, tendo, durante esse período, desenvolvido linha de pesquisa com enfoque na relação entre biomarcadores inflamatórios e hipertensão arterial resistente. Em 2015, tornou-se membro titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (ACAMERJ), ocupando a cadeira 57. Participou, em 2018, de período de formação complementar presencial em cardiologia geral promovido pela Duke University (Carolina do Norte, EUA). Ocupou, ao longo de sua carreira, diversos cargos de liderança na Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ), com destaque para: vice-presidente da Integração Regional da SOCERJ (2005 - 2007), diretor científico do Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) da SOCERJ (2003 - 2005; 2008 - 2010).

É fundador da Sessão Regional de Cardiologia Lagos da SOCERJ, tendo, desde 2000, ocupado a presidência e a diretoria científica desta organização por diversas vezes. Ainda, é o idealizador e fundador do Congresso Fluminense de Cardiologia da SOCERJ, tendo sido o primeiro presidente deste evento em 2002, congresso esse que se mantém ativo estando na sua 16ª edição em 2023.

Autor do livro "Sabores para o coração" - Rio de Janeiro: Editora DOC, 2013. 1ª edição. Apresenta publicações em revistas médicas consolidadas. É autor de capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, nos quais aborda os temas: cardiologia clínica, cirurgia cardíaca, cardiologia intervencionista. Foi revisor dos periódicos científicos "A Revista da SOCERJ" (2008 - 2014) e "International Journal of Cardiovascular Sciences" (2015 - 2018).

Palestrante em diversos congressos regionais, estaduais, nacionais e internacionais, com apresentações voltadas para os temas: hipertensão arterial, metabologia e diabetes associados a doenças cardiovasculares, doença arterial coronariana. Coordenador geral e professor da disciplina de Tutoria da primeira Faculdade de Medicina da Região dos Lagos, Faculdade Unilagos, com início em maio de 2023. Texto disponível no Cv Lattes do Acadêmico.

 

Última atualização do currículo em 19/03/2024


Currículo Lattes