Acad. Solange Artimos de Oliveira




Acad. Solange Artimos de Oliveira

Monografia:

Doenças Exantemáticas estudo clínico-epidemiológico e investigação laboratorial em uma população com altos níveis de cobertura vacinal contra sarampo e rubéola


Acesse a monografia
Titular em 08/12/2014

Especialidade: Doenças Infecciosas

Acadêmico Titular

Cadeira: 55

Patrono: Hernani Pires de Mello(Fundador da Faculdade Fluminense de Medicina)


Mini currículo:

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal Fluminense em 1971, realizando Residência em Pediatria no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro entre 1972 e 1973, ano em que também obteve o título de especialista em Pediatria. Avançou na sua formação acadêmica com um Mestrado (1980) e Doutorado (1989) em Medicina, ambos focados em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Enquanto pesquisadora visitante, aprimorou seus conhecimentos no Public Health Laboratory Service em Londres, Inglaterra.

Iniciou sua carreira na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1974, evoluindo de Professora Auxiliar até alcançar a posição de Professora Titular na disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina, onde se aposentou em 2021. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFF de 2002 a 2021. Atualmente, contribui como Professora Colaboradora Voluntária no mesmo programa.

Possui experiência em Doenças Infecciosas e Parasitárias, destacando-se em áreas de investigação como estudos clínicos-epidemiológicos e diagnóstico laboratorial de doenças exantemáticas, incluindo sarampo, rubéola, parvovirose humana, exantema súbito e dengue.

 

Última atualização do currículo em 22/03/2024


Currículo Lattes