Acad. Anibal Gil Lopes




Acad. Anibal Gil Lopes

Monografia:

Observações sobre o Efeito de Diuréticos na Reatividade do corpo Carvenoso de Camundongos Estudados in Vitro


Acesse a monografia
Titular em 08/12/2014

Especialidade: Fisiologia Renal

Acadêmico Emérito

Cadeira: 6

Patrono: Miguel Couto(Clínico, cientista e político)


Mini currículo:

Formado pela Universidade de São Paulo, onde obteve o grau de Médico (1973), de Doutor (1976) e Livre Docente (1988) em Fisiologia de Órgãos e Sistemas. Entre 1981 e 1984 realizou o Pós-doutorado na Yale University, CT, USA. Foi Professor Visitante na The Johns Hopkins University, MD, USA, e no Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas, Caracas, Venezuela. Iniciou sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo em 1978, onde se tornou Professor Associado em 1988. Tornou-se Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1993, vindo a aposentar-se em 2014.

Na USP foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Fisiologia; Presidente da Comissão de Pós-graduação do Instituto de Ciências Biomédicas; e membro do Conselho de Pos-Graduação da Universidade. Na UFRJ foi Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas e Pró-Reitor de Ensino de Graduação. Atualmente é Vice-Reitor da Universidade Castelo Branco no Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fisiologia, tendo estudado os mecanismo moleculares do transporte de solutos ao longo do néfron. Publicou cerca de 100 artigos completos em periódicos especializados; 13 capítulos em livros nacionais e estrangeiros; mais de 200 trabalhos apresentados em anais de congressos científicos nacionais e internacionais.

Membro da Academia Nacional de Medicina, Academia de Ciências Latino Americana, Pontificia Academia Pro Vita (Vaticano), Academia das Ciências de Lisboa, Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Medicina Militar, Academia Fides et Ratio, Academia Brasileira de Educação, Academia Brasileira de Ciências e Academia Europeia de Ciências Letras e Artes (Paris).

Recebeu a Comenda Mário Rigatto de Medicina e Humanidades do Conselho Federal de Medicina e a Medalha Exército Brasileiro (Portaria 61, 13 de fevereiro de 2019).

 

Última atualização do currículo em 18/03/2024


Currículo Lattes