Gustavo Soares de Gouvêa




Gustavo Soares de Gouvêa

Especialidade:

Acadêmico Patrono

Cadeira: 56

Patrono: destinado a Seção de Medicina Clínica


Mini currículo:

O Dr. Gustavo Soares de Gouvêa nasceu em 26 de agosto de 1916, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Jorge Soares de Gouvêa, considerado o pai da Urologia no Brasil, e de D. Maria Clarisse Nobrega Gouvêa.

Formou-se em 2 dezembro de 1938, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

A passagem solicitada pelo Acadêmico Augusto Brandão Filho para a classe dos Membros Eméritos abriu uma vaga na Secção de Cirurgia. Inscreveu-se o candidato em 28/11/1957, com a Memória sobre “Cirurgia do rim em ferradura”.

A Comissão Julgadora eleita era composta dos Acadêmicos Cícero Monteiro, Jorge Moitinho Dória e Dagmar Aderaldo Chaves. O plenário, em sessão de 12/06/1958, realizou a eleição e a posse teve lugar em 13/11/1958, em sessão presidida pelo Acadêmico Raul Pitanga Santos, que designou os Acadêmicos Jayme Poggi, Ronaldo Monteiro e Caldas Brito para acompanharem o novo Acadêmico ao recinto. O Acadêmico Jayme Poggi proferiu o discurso de recepção.

Foi também Cirurgião do Hospital N.S. das Dores, durante vários anos, Assistente e Chefe de Clínica do Serviço de Urologia do Hospital São Francisco de Assis, Cirurgião do Serviço Médico do Banco do Brasil, urologista do I.A.P.C. em 1945, Livre Docente da Clínica Urológica da Faculdade de Ciências Médicas, Professor Catedrático de Clínica Urológica da Faculdade Fluminense de Medicina, Professor Catedrático (Interino) de Clínicas Urológicas, da Faculdade de Ciências Médicas, Paraninfo dos Doutorandos de 1956 da Faculdade Fluminense de Medicina, Primeiro Presidente da Regional do Rio de Janeiro do Colégio Internacional de Cirurgiões, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Membro do American College of Chest Physicians, Membro Titular da Societé Internacional d´Urologia, Membro da Sociedade Italiana de Cirurgia Torácica, Membro Efetivo da Association of Military Surgeons e Membro Honorário da Sociedade Chilena de Urologia.

Faleceu no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1960, muito jovem, em função de um infarto agudo do miocárdio.

 

Biografia retirada do site da Academia Nacional de Medicina


Currículo Lattes