A ACAMERJ COMEMORA SEU QUINQUAGÉSIMO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO E DEZ ANOS DE CRIAÇÃO E LANÇAMENTO DE SUA REVISTA





A ACAMERJ COMEMORA SEU QUINQUAGÉSIMO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO E DEZ ANOS DE CRIAÇÃO E LANÇAMENTO  DE SUA REVISTA
20/12/2025 - 12:21:08

Dia dez de dezembro de 2025, nas dependências do Núcleo de Gerenciamento de Águas e Biomassa - NAB, em Niterói, às 18:00, a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - Acamerj, comemorou seus 51 anos de fundação com concorrido e significativo evento. Mais de 150 pessoas, entre Acadêmicos, Homenageados e Convidados estiveram presentes prestigiando o mesmo. 

O Mestre de Cerimônias, Acadêmico Luiz Alberto Soares Pimentel, iniciou a Solenidade com a composição da Mesa Solene, proferiu palavras explicativas sobre a entidade e de agradecimento aos presentes A seguir, passou a palavra ao Presidente da Acamerj que, após dizeres protocolares, convidou os presentes a cantarem o Hino Nacional Brasileiro. A seguir, a Primeira Secretária, Acadêmica Selma Maria de Azevedo Sias, apresentou todas as atividades da Acamerj durante o ano de 2025.
Cinco ex-Presidentes vivos foram contemplados com Medalha e Diploma de Presidente Honorário, de acordo com disposições Estatutárias vigentes desde a última reformoma Estatutária e Regimental de novembro de 2023. Foram agraciados os seguintes Acadêmicos : Waldenir de Bragança, Alcir Vicente Visela Chácar, Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, Luiz José Martins Romêo Filho e Antônio Luiz de Araújo. Em nome dos homenageados falou o Acadêmico Antônio Luiz de Araújo, destacando as realizações de cada um e estimulando futuros dirigentes do Sodalicio a continuarem promovendo a trajetória vitoriosa de seus 51 anos de existência agora comemorados.
Seguindo, o Mestre de Cerimônias anunciou a entrega de Medalha e Diploma de Mérito Médico dos Núcleos Regionais, realizada pelo Presidente da Acamerj, Luiz Augusto de Freitas Pinheiro e pelo Diretor Presidente de cada Núcleo na sequência :
1 - Núcleo Regional da Região dos Lagos :
Acadêmico Anderson Wilnes.
Homenageada : Dra. Maria Rosalice de Almeida.
2 - Cidade do Rio de Janeiro : Acadêmico Maurício Younes Ibrahim.
Homenageado: Professor Doutor Osvaldo José Moreira do Nascimento.
3 - Núcleo Regional de Campos dos Goytacazes :
Acadêmico Jamil da Silva Soares.
Homenageado: Professor Doutor Luiz Clóvis Parente Soares.
4 - Núcleo Regional de Nova Iguaçu : Acadêmico Nilson Gomes.
Homenageada: Professora Doutora Simone Panaino Reis Calderaro.
5 - Núcleo Regional de Teresópolis: Acadêmico Marco Antônio Naslauski Mibielli.
Homenageada: Doutora Maria da Conceição Monteiro Salomão.
6 - Núcleo Regional de Petrópolis : Acadêmico Jacob Samuel Zierszenbaum.
Homenageado: Professor Doutor Guilherme Tannure.
7 - Núcleo Regional de Nova Friburgo : Acadêmico José Antônio Verbicário Carim.
Homenageada: Doutora Mayara Peres Barbosa Teixeira.
8 - Núcleo Regional de Itaperuna : Acadêmico Eugênio Carlos de Almeida Tinoco.
Homenageado: Professor Doutor Augusto Cláudio de Almeida Tinoco.
9 - Séde da Acamerj em Niterói: Acadêmico Presidente Luiz Augusto de Freitas Pinheiro.
Homenageado : Doutor Guilherme Garrido Júnior.
Seguindo a Cerimônia foi entoado o Hino da Acamerj. Letra do Acadêmico Luiz Augusto de Freitas Pinheiro e Música do Acadêmico Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, Maestro Joabe Figueiredo Ferreira e Acadêmico Mario Gáspare Giordano.
Em continuidade foram homenageados como Membros Honorários da Acamerj os seguintes Professores Doutores : Carlos Edson Martins da Silva, Hugo Luis Pizzi, Nelson Albuquerque de Souza e Silva e Luis Antônio Santini da Silva. Os quatro proferiram breves palavras de agradecimento e de referência ao momento. Acompanhando o Professor Pizzi, vieram de Córdoba, Argentina, sua esposa, filha de dois casais amigos.
Em continuação, o Mestre de Cerimônias convidou os Acadêmicos Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro e Luiz Sérgio Keim para receberem de suas respectivas esposas e do Presidente da Acamerj, a Medalha e o Diploma de Acadêmico do Ano, visto que obtiveram o mesmo número de votos em eleição promovida pela Diretoria. Ambos fizeram seus discursos, sendo que o Acadêmico Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro anunciou o lançamento, pela Acamerj, do livro "PANORAMA DA MEDICINA BRASILEIRA - Uma visão fluminense".
A seguir a Academia teve sua Hora da Saudade, homenageando quatro Acadêmicos falecidos ao correr de 2025: José Antônio Bastos de Carvalho, Álvaro Acioli de Oliveira, Herbert Praxedes e Omar da Rosa Santos.
Encerrando Solenidade, o Presidente Luiz Augusto de Freitas Pinheiro emitiu palavras finais de elogio a todos os homenageados da noite, teceu algumas considerações sobre a arte de liderar, e agradeceu a presença de todos, convidando-os para um coquetel de congraçamento que transcorreu como muita alegria e conversações proveitosas.