8ª Sessão Ordinária da Acamerj aborda avanços na compreensão dos transtornos do espectro autista





8ª Sessão Ordinária da Acamerj aborda avanços na compreensão dos transtornos do espectro autista
06/11/2025 - 15:40:26

A Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj) realizou, no dia 29 de outubro, sua 8ª Sessão Ordinária do 51º ano, dedicada ao tema “Avanços na abordagem dos transtornos do espectro autista (TEA)”. O encontro apenas de forma remota, devido as questões de insegurança que assolaram a cidade do Rio de Janeiro, mas pôde reunir acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área da saúde para debater aspectos clínicos, científicos e forenses relacionados ao autismo.

A sessão foi conduzida pela Primeira Vice-Presidente, Acad. Vilma Duarte Câmara, e pelo presidente do Conselho Científico, Acad. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, que destacaram a importância de promover um olhar interdisciplinar sobre o TEA, abrangendo desde a pesquisa básica até a prática clínica.

A programação científica contou com a participação da Profa. Dra. Laiana Quagliato (IPUB-UFRJ), que apresentou a palestra “TEA: da bancada ao ensaio clínico”; da MSc. Luisa Lage (IPUB-UFRJ), com a exposição “Autismo adulto: um desafio invisível”; e da Dra. Mirela P. Vasconcelos Moreno (Pós-doc UFRGS), que abordou “Autismo no adulto e bipolaridade”.

O Prof. Dr. Alexandre Valença (UFF, IPUB-UFRJ e Acamerj) encerrou o ciclo de apresentações com a palestra “Aspectos forenses nos TEA”, seguida de um debate coordenado pela Profa. Dra. Marcela Rodriguez de Freitas (IFF-Fiocruz, UFF) e pelo próprio Acad. Valença.

O evento reafirmou o compromisso da Acamerj em promover o intercâmbio científico e o aprofundamento do conhecimento médico sobre temas de grande relevância social, como os transtornos do espectro autista.