Acad. Alexandre Martins Valença




Acad. Alexandre Martins Valença

Monografia:

O HOMEM, A DOENÇA MENTAL E O CRIME VIOLENTO: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA


Acesse a monografia
Titular em 29/09/2023

Especialidade: Psiquiatria

Acadêmico Titular

Cadeira: 41

Patrono: Arthur de Sá Earp Filho (Cirurgião)


Mini currículo:

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), Mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Pós-Doutorado em Fisiologia da Respiração pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002-2003). Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica Brasileira. Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica e Associação Médica Brasileira.

Acadêmico Titular e Membro da Diretoria da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação.

International Fellow of the American Academy of Psychiatry and the Law. International Membership of the American Psychological Association. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). Pós-Graduado Lato Sensu em Criminologia e em Perícia Médica- Faculdade Unyleya-São Paulo. Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal Fluminense-Niterói-RJ. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Médico Perito e Supervisor do Programa de R4 em Psiquiatria Forense do IPUB-UFRJ. Coordenador e Pesquisador do Programa de Ensino e Pesquisa em Psiquiatria Forense do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Centro de Estudos do IPUB-UFRJ. Coordenador do Curso de Especialização em Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Curso de Especialização em Psiquiatria Forense e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Editor Associado da Revista Frontiers in Psychiatry. Editor Associado da Revista Archives of Psychiatry and Behavioral Sciences. Ex Editor Associado da Revista Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Editor Chefe da Revista Debates em Psiquiatria. Editor Acadêmico da Revista Neuropsychiatric Disease Journal. Membro do Corpo Editorial da revista International Journal of Sexual Medicine. Perito Criminal do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Heitor Carrilho-RJ (2000-2011).

Coordenador do Depto de Psiquiatria Forense da Associação Brasileira de Psiquiatria. Orientador de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado em Psiquiatria Clínica e Forense do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conferencista e organizador de cursos e eventos em diversos congressos, jornadas e simpósios nacionais e internacionais. Autor de mais de 200 artigos científicos em periódicos internacionais e nacionais com corpo editorial. Revisor de vários periódicos, nacionais e internacionais. Presidente da Federada Centro de Estudos do IPUB-UFRJ da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos de ansiedade e depressão, transtorno do pânico, psiquiatria no hospital geral, psiquiatria forense, violência e transtornos mentais. Texto disponível no Cv Lattes do Acadêmico.

 

Última atualização do currículo em 19/03/2024

 

  

Confira os discursos:


Currículo Lattes