Acad. Rodrigo Schwartz Pegado




Acad. Rodrigo Schwartz Pegado
Titular em 22/09/2021

Especialidade: Oftalmologia

Acadêmico Titular

Cadeira: 33

Patrono: José Tostes Campos


Mini currículo:

Doutorando em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP) com foco em Retina e Vítreo, começou sua jornada acadêmica graduando-se em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), onde apresentou uma tese sobre Síndrome Progéria. Prosseguiu com especializações: a primeira em Oftalmologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde estudou a Doença de Stargardt, e a segunda em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), explorando avaliação de risco em investimentos.

Entre 2008 e 2009, completou um Fellowship em Retina no Centro de Estudos e Pesquisas dos Oculistas Associados (CEPOA), Brasil, com ênfase no uso de antiangiogênicos para tratamento de Oclusões Vasculares. Além disso, detém um mestrado profissional em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolveu diretrizes para o ensino, pesquisa e extensão em medicina oftalmológica.

Além de suas contribuições acadêmicas, o médico é fundador da plataforma de ensino em Oftalmologia Eyevisio, que há mais de dez anos prepara candidatos para a prova de título de especialista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Também liderou um projeto no Hospital do Coração de Niterói - Procordis, examinando quase 3 mil olhos de pacientes cardiopatas, trabalho que contribuiu para um capítulo de livro pela Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial.

No âmbito internacional, realizou estágios na Alemanha, na Universidade de Tübingen, e atualmente é coordenador de um programa de intercâmbio entre Brasil e Alemanha. Sua experiência também inclui cargos importantes como coordenador do Programa de Residência Médica e Pós-Graduação em Oftalmologia do Instituto Brasileiro de Assistência e Pesquisa - IBAP Oftalmologia, além de ser membro ativo em várias sociedades oftalmológicas nacionais e internacionais.

 

Última atualização do currículo em 18/03/2024


Currículo Lattes